.
A experimentação é uma atividade pedagógica de grande importância, pois conduz o aluno para caminhos fundamentais como a formulação de hipóteses e a respetiva comprovação. Em suma: a pouco e pouco, vai introduzindo no seu percurso escolar o espírito científico.
Desta vez a sessão foi entregue ao Francisco Araújo, que tinha como missão demonstrar a razão por que se apaga uma vela. Para isso, socorreu-se do seguinte material:
- três velas
- dois frascos de vidro transparente de diferentes tamanhos
- um cronómetro
- fósforos
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHB1grkOHEUnqFUgeUyrJlq-UNkHKjtvr_omaylKBqNMqJK16DCgRIQ2ro1TzIrtwxNHR_t02Bd2jvO1v07iUxFMTninhk5lgWcDFyArrJ9Vj0Ofxws_Mf-2pJsCXGl5gOvfEGXkNyrhw/s1600/Ar1.JPG) |
O Francisco, embora receoso com os fósforos... |
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgC9lU2uWAQVXoZmWTmuY3nc6F4FPQBLYVtGrltHJBZCK-I0WDQvDeixhzHHVE54FhVnOdckt4CkojJY0FhCO8usisZ9ybaDnBoqIm47dfTscBPNFDkDNq_eIBTbrMhvFpVXJP0zfnW6s4/s1600/Ar2.JPG) |
...começou por acender as velas. |
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1w8zTL-ZFppGf2Q1egOSWz3KsQ3WCY8GFjQ9RGmFm6Tx6jX9szHSFrudXuo0Gbwytp9fFAjbPdS_tnk1R9Qz9Yvi-dnLSCyyaO-vwLCSiaQf3XSkpX5uzx6FaH5A23ic1dDnshs8F3gM/s1600/Ar3.JPG) |
A seguir, cuidadosamente... |
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW5VCgDvwBd2KdX4mRCYDeG791FeXnptOvnQ8mhuB-HtXSAntpHbwT1iQzADmQAfymeSUyhB-XTPK1SOCgVTk6fPOG8bGy9XOO_q5Hr_c6ZL7FUQp-DBBWfP5O7ttYPE-NvvXppCzQh90/s1600/Ar4.JPG) |
...colocou os frascos invertidos sobre duas velas. |
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6TgLyzBggJG9RminFtSGal6g5njdPZ5QL4cMC3NqhAAGbtexaad8-UJYHfW2vHUq5EvwBeFsKXccdhWB9drjUVneZAYH36JrcRnBj_MjoyhNeGCNzKvwaxYFzpnv8nI73J0pjpcTik24/s1600/Ar5.JPG) |
Depois pegou no cronómetro... |
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPN8sOlYpTj43rLicqu6LJZWmneaPOkRd03Vgu4gzdM-0CyO4R1vFYnP5I0EKLQEhcxp_8NdtO6ARYcU0O4dZTFXgRVoijx_fC2DCqddW9zXaDdPpTuhHLmbzwiVQDtsdOPGXWDADcqQ4/s1600/Ar6.JPG) |
...e mediu o tempo que cada vela dentro do frasco... |
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS8nzcKm5K7VN4DbejtAgQYi1q2o0sy2r1h7EalIuLHNpVzR0-QgL_Fwr_5KCmhwZhbfdSrsZDHaftSz5Ly9VtZdsdvDfRQ-EdHx7W9n18hR41_nrDNw0W6C-q5h0JA8UnkdMHHGt7yJ8/s1600/Ar7.JPG) |
...levava para se apagar. |
.
Os colegas puderam verificar que, enquanto a vela do exterior se mantinha acesa, as que tinham sido tapadas com os frascos apagaram-se ao fim de algum tempo. Primeiro a do frasco pequeno, depois a vela do frasco maior.
A conclusão afigurou-se óbvia: a vela apaga-se quando se consome o oxigénio do ar.
Boa, Francisco!
.
.
4 comentários:
Foi bastante interessante!
Que experiência agradável!
Parabéns Araújo
Madalena
A EXPIÊNCIA ESTÀ MUITO GIRA.
parabéns Francisco conseguiste acender um fosforo :p
Enviar um comentário