segunda-feira, 10 de março de 2014

O PROBLEMA DA SEMANA

.
Quadrados personalizados: a explicação do último problema.
.
A nossa escola está a desenvolver, todas as sextas-feiras, às 20 h, no blogue da escola, o "Problema da Semana".
Nesta atividade podem participar os alunos da escola e os seus familiares. O "Problema da Semana" serve para desenvolver o raciocínio e promover o convívio em família.
A resposta é dada no domingo, ao fim da tarde, e o primeiro a responder certo recebe um chocolate na segunda-feira.
Mas ainda há outra coisa, uma coisa fantástica: é que todas as segundas-feiras aparece na escola, no recinto do recreio, o problema explicado, obra do senhor Luís Carlos Martins.
O primeiro problema tratava de escadas, então o senhor pôs lá duas escadas a explicar o problema. No segundo problema, que falava de tijolos, ele pôs lá paletes com tijolos a explicar tudo. No terceiro, que foi com pássaros, ele imprimiu folhas com quantos pássaros eram e, numa árvore, colocou um ninho. No último problema, que era com quadrados, ele descobriu que a soma dos alunos do 2.º ano com os do 4.º, mais a prof.ª Júlia, o prof. Agostinho e a Teresa dava 40, que era a resposta do problema. Então ele, em várias folhas, pôs os 40 quadrados, cada um com o nome dum aluno, dum professor e da Teresa.
O senhor Luís Carlos está de parabéns, pois está a fazer um belo trabalho, e surpreende-nos todas as segundas-feiras. Obrigado, senhor Luís!
O "Problema da Semana" é sempre muito divertido, porque é feito em família.
.
Texto: Rita Duarte - 4.º ano
.
.

6 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada Rita Duarte. Acredita que foi muito bom para mim ler o teu texto, pois eu já estava a pensar muito seriamente em desistir de vos surpreender a todos nas segundas feiras logo de manhã, por razões que não importa estar agora a explicar.
Como estou a ver que vocês na escola estão a gostar das "SURPRESAS DA SEMANA", apenas prometo que elas vão continuar.
Apenas tenho que referir que para a realização de todos estes trabalhos tenho tido sempre a enorme ajuda do meu amigo Carlos Barata a quem muito agradeço.
Mais uma vez MUITO OBRIGADA Rita.

AC disse...

Luís,
O seu envolvimento no "Problema da Semana" é deveras apreciado por todos. Espero que continue a surpreender-nos por muito tempo, pois há coisas que, de tão preciosas, não têm preço.
Renovo o nosso sentido agradecimento.

mãe do João Afonso disse...

Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho, hoje às 7h40m também eu olhei da janela de casa para ver a "surpresa" e realmente já lá estava ela...

Anónimo disse...

Bem hajam pela originalidade e espírito de inicitiva!!!!
Cristina

Madalena disse...

O seu trabalho foi muito giro e engraçado!Surpreende nos sempre!

Mariana Carrondo disse...

O seu trabalho foi muito agradável. Obrigado