terça-feira, 4 de junho de 2013

À PROCURA DO AMIGO AMIDO

Na passada sexta-feira, as crianças do Jardim de Infância de Aldeia de Joanes vieram à sala dos alunos do 1.º ano para desenvolverem mais uma atividade integrada no projeto "Crescer de Mãos Dadas".
.
.
Desta vez, a aula desenrolou-se à volta das ciências experimentais. Vestiram o olhar de pequenos cientistas e lançaram-se na busca de respostas para a identificação do amido (composto energético importante para o metabolismo dos seres vivos) nalguns alimentos.
.
.
Para a realização desta experiência, utilizámos água iodada, uma pipeta e diversos alimentos (pera, bolacha, nabo, pão, banana, batata e cenoura).
.
.
À medida que iam colocando algumas gotas de água iodada nos vários alimentos, observaram que apareciam duas colorações distintas: uma castanha clara (praticamente da cor da água iodada) e outra azul escura. Concomitantemente iam fazendo o registo das suas descobertas e concluíram que a presença de amido nos alimentos se deteta com o aparecimento de uma coloração azul escura.
.
.
E assim, envoltos na partilha de mais uma experiência, concluímos mais uma atividade, esperando que, alguns deles, passem a gostar mais de pão :)!
E se, neste projeto, tudo começou com uma história que falava de abraços, foi também assim que se despediram, sabendo que, brevemente, as crianças do Jardim de Infância passarão a ser os novos caloiros do próximo ano letivo. Por isso, até já!
.


Sem comentários: