sexta-feira, 15 de março de 2013

UM DIA EM CHEIO

 .
.
Hoje, para os alunos, foi um dia em cheio na escola.
Se não, vejamos. Para o período da manhã estava programada a atividade Mar Arte, integrada na Semana da Leitura, que este ano contemplava o mar como tema. E as quatro turmas, bem ensaiadas, marcaram encontro no pavilhão da ADCRAJ, onde partilharam poemas, dramatizações e danças.
Todos estiveram bem, tendo-se assistido a diversos momentos bastante interessantes. Mas nestas coisas há sempre que contar com imponderáveis, e a fava saiu ao pessoal das danças. A internet, no salão, não quis funcionar, e uma das danças programadas - Não vás ao mar, Toino - com suporte num vídeo do Youtube, ficou seriamente condicionada. Mas tudo se fez a contento, apesar da natural desilusão de quem tanto tinha investido nos ensaios. De resto, e é isso que temos que valorizar, por ali passaram as palavras e as ideias de Sophia de Mello Breyner Andresen, Mia Couto, José Fanha, Fernando Pessoa... E isso é tanto!
.
.
À tarde, como é hábito todos os anos, fomos visitar a "nossa" seara, plantada num terreno situado mesmo em frente da igreja, de cariz românico, de Aldeia de Joanes.
Se, de manhã, eles estiveram concentrados no papel que lhes fora distribuído, à tarde foi tempo de dar largas à vontade que assola qualquer criança: brincar, brincar muito. E se eles aproveitaram! Após espreitarem o crescimento do trigo e do centeio, os oitenta e poucos alunos distribuíram-se pelo espaço disponível e, num ápice, a zona ganhou uma vida inusitada: aqui uns jogavam à bola, mais além outros saltavam à corda, um pouco mais à frente, num relvado, alguns davam cambalhotas, mais para a esquerda jogava-se ao "faz de conta" com plantas e paus...
O tempo passava, célere, mas eles, de tão envolvidos no seu puro fruir, nem davam conta. E quando se ouviu dizer, numa voz forte, que chegara a hora de regressar, um espontâneo "ohhh!" ecoou na zona. 
Hoje eles vão dormir mais cedo, com toda a certeza. É que o dia foi mesmo em cheio!
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

fantástico! parabéns a alunos e professores!
cristina

Marana carrondo disse...

foi muito divertido