sexta-feira, 8 de março de 2013

BARCO COM BORBOLETAS - II

.
Salvador Dali, Barco com borboletas
.
Na sequência do post anterior, em que os alunos desenharam, de memória, a observação da obra "Barco com borboletas", foi-lhes depois proposto que escrevessem algo que, no seu entender, tivesse a ver com o observado. Aqui fica um exemplo do trabalho produzido.
.
Era uma vez um barco com borboletas.
Esse barco, que era levado por borboletas de várias cores, era muito especial para os marinheiros porque tinha guardado ouro nas asas de uma borboleta.
Um dia chegaram a uma ilha. Ataram o barco a um pau, mas esqueceram-se de tirar o ouro da borboleta.
Entretanto chegou um barco de piratas, que ficaram admirados com tantas borboletas. Quando viram uma borboleta a brilhar muito, um pirata disse:
- Eu vou tirar aquela borboleta dali.
Ao subir para apanhar a borboleta, começou a sentir o barco a levantar voo, e quanto mais ele saltava para apanhar o ouro, mais o barco ia voando. Os outros piratas agarraram-se às calças dele, gritando:
- Chefe! Nós vamos salvá-lo!
Entretanto os marinheiros, quando regressaram, não viram lá o barco. Então o marinheiro mais velho assobiou e o barco apareceu, de repente.
Os piratas, coitados, tinham sido deixados num penhasco, onde as águias os aconchegavam pensando que eram os filhotes.
Um marinheiro teve uma ideia, que foi deixar o barco voar para o mundo das pessoas pequeninas, onde os barcos serviam de automóvel, mas voavam.
Aquele sim, era o mundo da fantasia!
.
Texto: Rita Andrade Duarte - 3.º ano
.
.

1 comentário:

Madalena disse...

Que linda história