sábado, 25 de junho de 2011

VISITA À CASA DO GANHÃO E À AZENHA - SOUTO DA CASA

.No dia 20 de Junho, por volta das 9 horas, saímos da escola no autocarro da Câmara Municipal do Fundão para irmos ao Souto da Casa visitar a Casa do Ganhão e a azenha.
Chegámos ao Souto da Casa onde fomos recebidos pela Carla e seguimos a pé até à Casa do Ganhão. A Carla disse-nos que nesta casa vivia um senhor muito rico que tinha uma junta de bois. Ele realizava trabalhos agrícolas recebendo pelo seu serviço, por exemplo, sacas de cereais ou outros produtos. A casa que visitámos era muito antiga. Não tinha luz eléctrica nem água canalizada e as divisões eram muito pequenas. Como não havia luz eléctrica, a Carla explicou-nos que as pessoas se deitavam cedo e se levantavam por volta das 6h da manhã para tratarem do campo e dos animais. Vimos mobílias muito antigas, tachos pendurados na parede, talheres, candeeiros a petróleo, ratoeiras, camas de ferro, utensílios de barbear, arcas para guardarem os cereais e para a conserva da carne... Os alimentos eram cozinhados no lume e por cima dele havia canas para os fumados. No andar de baixo, vimos a loja onde guardavam os animais. Havia rodas de carroça e instrumentos agrícolas.
Continuámos a nossa visita de estudo caminhando até à Azenha da Figueira. Passámos por uma linda ribeira e vimos cabras presas a uma árvore. Eram muito engraçadas! Lanchámos junto à ribeira, parecia mesmo um piquenique! A azenha era habitada por um moleiro, onde vivia e moía os cereais. Era uma casa grande: na sala havia peneiras de várias formas penduradas na parede, rodilhas, instrumentos utilizados na moagem, tabuleiros, ferros de passar muito antigos... A Carla explicou-nos que a força da água da ribeira fazia mover a roda gigante que estava ligada à máquina onde os cereais eram esmagados pela mó para serem transformados em farinha.
Como estava na hora de regressar, retomámos o caminho a pé até ao autocarro que nos trouxe de volta à escola. Pelo caminho pudemos ver a serra, uma bonita paisagem! Foi uma visita muito interessante e uma caminhada divertida!


Texto: António Correia e Guilherme Lourenço - 3º ano
.

Sem comentários: