Apesar da proximidade com o Fundão, com quem já confunde os limites, durante o dia Aldeia de Joanes é uma aldeia bastante pacata, principalmente a zona mais antiga. A maioria da população activa trabalha na sede do concelho, e o movimento limita-se, quase exclusivamente, à passagem dos carros.
Hoje algo interrompeu a rotina. As cerca de cento e cinquenta crianças da Escola e do Jardim de Infância deram, por momentos, uma nova vida às ruas quase desertas, dando azo a que alguns cortinados fossem corridos para ver o que se passava. Íamos em direcção do local onde se iria fazer a sementeira do trigo e do centeio, actividade inserida no Projecto Ciclo do Pão.
À nossa espera já estava o tractorista e alguns elementos do Grupo de Cantares de Aldeia de Joanes e da Junta de Freguesia, nossos parceiros no projecto. Depois foi o desenrolar dos diversos momentos da sementeira: o tractor abriu a terra, o semeador lançou as sementes e, por fim, as enxadas, bem manuseadas, ajeitaram a terra para cobrir as sementes e abrir alguns regos para escoamento da água da chuva.
Muita animação, muitas perguntas e, acima de tudo, a aprendizagem de forma descontraída.
Agora é esperar que a seara cresça para que, em finais de Junho, se festeje condignamente a colheita do precioso cereal.
3 comentários:
e é semeando desta forma que estes meninos vão crescendo numa prespectiva alargada do que são as suas mas tambem outras vivencias
sinto-me honrada pelo facto de estas crianças ainda terem esta oportunidade ! Obrigada Dulce
No tempo actual em que as preocupações pedagógicas estão em discussões e avaliações constantes, é bom ver que esta escola,se abstém um pouco dessas politiquices e continua a Educar estes meninos, preparando-os para o futuro ;ensinando-os a respeitar os costumes antigos, pondo-os a praticar esse mesmo passado.
Bem-hajam!
luisa braga
O dia da sementeira foi muito fixe, gostei muito.Houve uma parte em que nos deram sementes.Depois contaram até 3 e nós deitámos as sementes à terra.
Micaela
Enviar um comentário