quinta-feira, 27 de novembro de 2008

UMA BIBLIOTECA ILUMINADA


Para a Dina, Gabriela, Angelina e Carla (não sei se esqueci alguém) que, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, promovem o livro de forma brilhante.


A crise chegou até nós carregadinha de malas. Vem pachorrenta, sem pressa de partir, e já anunciou que tão depressa não se vai embora. A intranquilidade e a angústia são visíveis em muitos rostos, gerando um ambiente deprimente e de pouca confiança no futuro. Todos olham para o fundo do túnel em busca dum fiozinho de luz, mas poucos acreditam quando alguém diz que o vê.
A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade é um local iluminado. Há tempos voltei lá com os meus alunos e, sem espanto, confirmei aquilo que já sabia: aparentemente indiferentes à crise, habitam por ali pessoas que continuam a executar o seu trabalho com paixão e empenho. São pessoas que têm a noção de que, se cada um fizer a sua parte, o mundo torna-se mesmo um sítio melhor para se viver. Pessoas que gostam de luz e, acima de tudo, de a partilhar.
Quando de lá saímos trazemos sempre, aconchegadinho, um pouco do seu brilho. E, porque estamos a falar de luz, é uma dávida que não tem preço.
.
.
Creio nos anjos que andam pelo mundo,
Creio na deusa com olhos de diamantes,
Creio em amores lunares com piano ao fundo,
Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes,
.
Creio num engenho que falta mais fecundo
De harmonizar as partes dissonantes,
Creio que tudo é eterno num segundo,
Creio num céu futuro que houve dantes,
.
Creio nos deuses de um astral mais puro,
Na flor humilde que se encosta ao muro,
Creio na carne que enfeitiça o além,
.
Creio no incrível, nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo pelas rosas,
Creio que o Amor tem asas de ouro. Ámen.
.
Natália Correia


.

5 comentários:

Joaquim Gouveia disse...

Concordo completamente com o prof. Agostinho quando se refere ao trabalho empenhado, sempre com uma elevada dose de carinho, da equipa técnica da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
A alegria contagiante com que executam o seu trabalho reflete-se no olhar brilhante das crianças aderentes às suas propostas.
A equipa coordenada pela Drª Dina, escolhe os livros, as histórias, estuda cenários, prepara guarda-roupa...enfim, estamos perante uma equipa multifacetada a quem presto a minha homenagem.
Continuem a acreditar que é possível dar colorido à vida!

Anónimo disse...

Eu gostei muito de ir à biblioteca ver a Bruxa Zanaga. Quando lá vou sinto-me bem.
Pedro Soares

Anónimo disse...

Gostei da bruxa Zanaga ela é muito Esbrenhuxa e engraçada.
Micaela Amaral

Anónimo disse...

A história que fomos ver foi muito fixe.A bruxinha Zanaga estava sempre a acompanhar a história a senhora que estava lá estava sentada numa cadeira que fazia de narradora e a bruxinha Zanaga estava sempre a repetir as palavras que a narradora dizia. GOSTEI MUITO DAQUELE DIA E ESPERO QUE VAIA-MOS A MAIS HISTÓRIAS DESTAS. filipa margarida

Biblioteca municipal Eugénio de Andrade disse...

Caro Prof. Agostinho

Muito obrigado em nome da equipa da biblioteca municipal, pelas vossas palavras de apoio. Sem o vosso apoio nada disto seria possível. Iremos continuar a dar o nosso melhor para iluminar os rostos das nossas crianças.

Um abraço amigo

Dina Matos