quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SEMEAR A ESPERANÇA

Apesar da proximidade com o Fundão, com quem já confunde os limites, durante o dia Aldeia de Joanes é uma aldeia bastante pacata, principalmente a zona mais antiga. A maioria da população activa trabalha na sede do concelho, e o movimento limita-se, quase exclusivamente, à passagem dos carros.
Hoje algo interrompeu a rotina. As cerca de cento e cinquenta crianças da Escola e do Jardim de Infância deram, por momentos, uma nova vida às ruas quase desertas, dando azo a que alguns cortinados fossem corridos para ver o que se passava. Íamos em direcção do local onde se iria fazer a sementeira do trigo e do centeio, actividade inserida no Projecto Ciclo do Pão.

À nossa espera já estava o tractorista e alguns elementos do Grupo de Cantares de Aldeia de Joanes e da Junta de Freguesia, nossos parceiros no projecto. Depois foi o desenrolar dos diversos momentos da sementeira: o tractor abriu a terra, o semeador lançou as sementes e, por fim, as enxadas, bem manuseadas, ajeitaram a terra para cobrir as sementes e abrir alguns regos para escoamento da água da chuva.

Muita animação, muitas perguntas e, acima de tudo, a aprendizagem de forma descontraída.
Agora é esperar que a seara cresça para que, em finais de Junho, se festeje condignamente a colheita do precioso cereal.

Regressamos, reconfortados, à nossa escolinha. Damo-nos conta que, por trás da janelas, alguns rostos saudosos nos observam. Para trás deixamos um rasto de vida, qual simulacro da tal esperança que teima em não se instalar por aí, mas que faz falta. A todos.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

e é semeando desta forma que estes meninos vão crescendo numa prespectiva alargada do que são as suas mas tambem outras vivencias
sinto-me honrada pelo facto de estas crianças ainda terem esta oportunidade ! Obrigada Dulce

Luísa Braga disse...

No tempo actual em que as preocupações pedagógicas estão em discussões e avaliações constantes, é bom ver que esta escola,se abstém um pouco dessas politiquices e continua a Educar estes meninos, preparando-os para o futuro ;ensinando-os a respeitar os costumes antigos, pondo-os a praticar esse mesmo passado.
Bem-hajam!
luisa braga

Anónimo disse...

O dia da sementeira foi muito fixe, gostei muito.Houve uma parte em que nos deram sementes.Depois contaram até 3 e nós deitámos as sementes à terra.
Micaela