quinta-feira, 12 de outubro de 2017

MARMELADA

.
Com tanto marmelo à espera, fruto da boa vontade de pais e de alguns particulares (obrigado, Moisés!) o dia prometia odores e sabores agradáveis. Mas, para que tudo corresse bem, antes houve passos a dar, preparativos e compras a fazer, disponibilidades várias com que contar. E foram tantas!
Hoje, antes de os alunos entrarem, já várias vontades se moviam: o Vítor, funcionário da Junta de Freguesia, tinha transportado o fogão e as panelas cedidas pela Comissão Fabriqueira; a Teresa e a Cecília começavam a dar vazão a tanto marmelo, lavando-os e começando a cozê-los; o açúcar, entretanto, também chegara ao seu destino...
.
.
.
.
A Teresa e a Cecília, às tantas, acolhem, de braços abertos, um reforço para a sua labuta: tratava-se da Raquel, que no ano passado trabalhou na nossa escola, e que, num momento de folga, nos surpreendeu agradavelmente dom a sua disponibilidade. Obrigado, Raquel, esse gesto tocou fundo!
Os alunos, entretanto, começaram a visitar a "cozinha", instalada no pátio da escola. Noventa e tal alunos, plenos de vivacidade, inteiraram-se então - para alguns foi o reforço dos conceitos - dos passos a dar na confeção da doce marmelada. Após a explicação provaram marmelo cru (alguns não gostaram, é claro), marmelo cozido, assistiram ao desempenho dos raladores, com as nossas assistentes sempre a "dar-lhe", num laborioso ritual digno de se ver.
.
.
.
.
Para depois do almoço ficou marcada a última fase: o envolvimento da massa de marmelo com a água e o açúcar, após alcançado o tão desejado ponto de estrada.
Com cada turma a passar, à vez, pelo local, a marmelada começou a tomar forma. Foi chegada então a hora da colher de pau e do triturador se chegarem à boca de cena, ambos em tamanho gigante, para lhe dar uma consistência mais fina e delicada. 
.
.
.
.
.
A marmelada estava, finalmente, pronta!
A prova, para os alunos, ficou agendada para amanhã, mas já houve quem provasse. Está divinal, posso garantir-lhes! 
.
.
.
Nota - As nossas assistentes, no seu afã de tudo se fazer bem, praticamente não tiveram pausa para almoço. Elas estão de parabéns, e bem merecidos!
Amanhã, para além da prova, cada aluno levará para casa um frasquinho de marmelada. Esperam-se e desejam-se doces momentos.
.
.
.

1 comentário:

Matilde Saraiva disse...

Hoje foi um dia em cheio, mas gostei mais de marmelo cru do que cozido. O meu pai fez-me uma surpresa de andar de patins,e eu decidi também andar com ele.
E foi muito fixe!!!