sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O RECREIO, ESPAÇO DESANUVIADOR DE TENSÕES...

.
 .
É uma obviedade, é certo, mas já o grande Camões, escudado no seu imenso saber - as coisas, ditas por grandes nomes, ganham outros contornos - o referia: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". E assim é. Às vezes para melhor, outras nem tanto, que a harmonia parece coisa arredia dos homens. Mas adiante.
A escola de hoje, como parte integrante duma sociedade que cultiva um ritmo de vida cada vez mais intenso, tenta adaptar-se às necessidades de quem trabalha, procurando minimizar o desfasamento dos horários de pais e filhos, quase sempre incompatíveis. E, assim, aparentemente com toda a naturalidade, o tempo de permanência na escola dos alunos do 1.º Ciclo aumentou bastante: se, em tempos passados, saíam às três, três e meia, agora a carga horária prolonga-se até às cinco. E é bom não esquecer que, a maior parte deles, ainda vai para o ATL até os pais saírem do trabalho. São, convenhamos, muitas horas para crianças desta idade, numa altura em que, para além de aprender, também é necessário brincar. E é aí que o espaço do recreio, numa escola, se torna imprescindível.
Hoje, no intervalo da tarde, espreitámos com mais atenção o que se passava por ali. E, posso garantir-vos, é um privilégio poder assistir a tanto entusiasmo, à "queima" de tanta energia, ao reinado do faz de conta.
O recreio, podem crer, é um precioso espaço de socialização, de crescimento, um autêntico desanuviador de tensões.
.

. 

3 comentários:

Afonso 4 ano disse...

Tão bom ver liberdade

Bernardo disse...

quem me dera brincar para toda a vida

Guilherme 4 ano disse...

Émuito fixe joar à bola!!!