.
.
Já aqui foi referido que a "Gardunha (...) alberga uma grande diversidade de seres vivos, tanto animais como vegetais". Tal como a exploração da fauna existente na Serra despertou uma grande curiosidade nos nossos alunos, também o conhecimento das plantas que aí podemos encontrar foi motivo de grande interesse.
Ontem e hoje, Sandra Leitão "semeou" mais uma sessão teórica nas salas do 1.º e 3.º anos (para a semana será a vez dos alunos do 2.º e 4.º anos).
Enriquecendo as suas aprendizagens sobre a importância das plantas (na alimentação, no vestuário, nos medicamentos, nos perfumes, na madeira, no fabrico de papel, na cor, no solo, como abrigo...), os alunos aprimoraram os conhecimentos, debruçando-se, em particular, na flora existente na Gardunha.
Distinguiram e identificaram árvores e arbustos, como o castanheiro, o carvalho, o sobreiro, o pinheiro bravo, o medronheiro, o freixo, a giesta, o rosmaninho, a urze, a carqueja, a erva das sete sangrias, a abrótea e observaram as folhas e flores de algumas das plantas em estudo. Saber que a Serra da Gardunha é o único local do mundo onde existe a abrótea (Asphodelus bento-rainhae) é, esperamos nós, uma motivação pessoal à sua preservação!
Se o crescer das plantas parece ter sempre algo de mágico, no final desta sessão, os alunos também se envolveram numa espécie de "magia" decalcando algumas folhas de árvores e arbustos com lápis de cera. Surpreendidos, olhavam sorridentes para as folhas que apareciam desenhadas no papel branco.
A necessidade de proteção das plantas que estão em perigo de extinção foi reforçada e é essencial que a mensagem seja interiorizada com seriedade nas atitudes de todos.
Qualquer dia, as sessões teóricas darão lugar aos passeios pedestres! Que bom!
.
.
2 comentários:
Aprendi tanto Sandra.
Algumas plantas cheiravam bem!:-)
Enviar um comentário