quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

RASTROS

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Quando há experiências que culminam em bons resultados e que são do agrado dos envolvidos, o melhor é continuar a desenvolvê-las. Assim sendo, ainda antes da interrupção de Carnaval, as turmas do 1.º e do 3.º ano voltaram a estar juntas para partilharem estratégias matemáticas e aguçarem o apetite competitivo. Desta vez, foi o jogo matemático "Rastros" que esteve em cima da mesa. Recordemos, então, as regras deste jogo.

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Autor: Bill Taylor (em 1992)
Material: 
- Tabuleiro quadrado de 7 por 7. No canto inferior esquerdo a casa encontra-se marcada com o número 1 (casa final do primeiro jogador) e no canto superior direito a casa encontra-se marcada com o número 2 (casa final do segundo jogador).
- 48 peças circulares e uma peça triangular (ou 48 peças da mesma cor e uma peça de cor diferente)
Número de jogadores: Dois
Objetivo: Um jogador ganha se a peça triangular (ou se a peça de cor diferente) se deslocar para a sua casa final ou se for capaz de bloquear o adversário, impedindo-o de jogar.
Regras: O jogo começa com a peça triangular (ou de cor diferente) na casa (e,5). Cada jogador, alternadamente, desloca a peça triangular para um quadrado vazio adjacente (vertical, horizontal ou diagonalmente). A casa onde se encontrava a peça triangular recebe uma peça circular. As casas que recebem peças circulares não podem ser ocupadas pela peça triangular.
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Regras rapidamente explicadas pelos tutores, dúvidas esclarecidas e tutorados atentos e impacientes para pôr à prova as suas habilidades matemáticas!
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Concentração!
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Exemplo de um tutor empenhadíssimo na explicação de estratégias de jogo!
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Estes tutorados dão luta! :)
Muito bem! .
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E, mais uma vez, ambas as partes, tutores e tutorados estão de parabéns pela participação e cumplicidade evidenciadas. 
Numa próxima sessão, as cores do "Semáforo" entram em ação!
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1 comentário:

Guilherme Duarte disse...

Adorei ensinar ao primeiro ano os Rastros e ainda por cima a três meninos!