sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PABLO, O PINTOR

.
Recordam-se do nosso Picasso? Sim, é isso mesmo! Ele esteve na sala do 1.º ano para falar sobre a vida e obra do famoso pintor espanhol Pablo Picasso! Cativou a plateia e suscitou a curiosidade necessária para a audição da história "Pablo, o Pintor" de Satoshi Kitamura.


À vida e obra de Picasso, passando por algumas pinceladas, seguiu-se a história de Pablo, um elefante cujo sonho era ver um quadro seu numa exposição de pintura. A exposição ia acontecer e todos os membros do Clube de Arte da Avenida dos Cascos estavam entusiasmados. Todos, menos Pablo, que parecia estar a sofrer de um "bloqueio artístico", pois tudo o que desenhava não lhe parecia suficientemente bem. Seguindo o conselho da jovem Hipo, lá foi ele para o campo à procura de inspiração. E os nossos alunos? Ah, também foram, claro!
A história tinha "saltado" para a sala de aula e agora a sala de aula "saltava" para a história! :) A leitura do livro lá continuou, agora acompanhada de 19 pintores que tentavam dar vida à folha branca de papel. O que Pablo pintou na sua tela, os alunos desenharam na sua folha. Primeiro, uma árvore muito alta, depois, bem, depois Pablo adormeceu, o que não aconteceu na sala de aula! :) Felizmente, a turma continuou a ouvir a história e a pintar, a turma continuou a expressar-se e a "sonhar"...
.
.
No final da história, compararam-se as pinturas dos alunos com o quadro de Pablo e, se na história "... foi um sonho que se tornou realidade" e o talentoso elefante foi considerado um génio, na sala de aula os trabalhos dos alunos também merecem os nossos aplausos! Pois, como dizia Picasso: "Pinto as coisas como as imagino e não como as vejo.".
Aqui deixamos duas das pinturas produzidas.
.
Nádia Pereira - 1.º ano
.
Alan Galante - 1.º ano

De forma a concluir as atividades relacionadas com a exploração desta obra, os alunos ainda preencheram uma ficha de leitura. Na verdade, eles não resistiram e até foram visitar a exposição para apreciar outros quadros e dar os parabéns ao elefante Pablo, como podem constatar na última página da ficha! :) 
.
 .


Ficha de Leitura: Matilde Saraiva - 1.º ano


1 comentário:

Guilherme Duarte disse...

Que sorte Edu!(: