sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PLANTAS - O PESSEGUEIRO

.
O pessegueiro é uma árvore originária da China.
A história do pessegueiro é quase tão antiga quanto a da agricultura.
O pessegueiro inicialmente tem raízes profundas, as quais depois se desenvolvem lateralmente, tornando-se numerosas, extensas  e pouco profundas. A zona de desenvolvimento das raízes é geralmente muito maior do que a área ocupada pela parte "aérea" da planta.
O pessegueiro é uma árvore de folha caduca. As suas folhas são compridas, estreitas e de coloração verde clara.
As suas flores têm uma coloração rosada ou roxa e começam a aparecer no início de março.
A maior parte das variedades de pessegueiro são auto férteis não necessitando de outras variedades para ter produção. A polinização é feita por insetos (abelhas) ou pelo vento. Algumas variedades de pessegueiro são: Rich Lady, Sweet Dream, Catherina, Big Sun e Tardibelle.
O pessegueiro tem uma vida produtiva que pode chegar aos 15 anos e entra geralmente em produção logo no segundo ano de vida.
O fruto (pêssego) pode ser de forma esférica ou oval e de cor amarela avermelhada ou esverdeada e amarelada. O pêssego pode ter a polpa amarela ou branca. 
O pessegueiro pertence ao grupo das prunóideas (árvores que produzem frutos com caroço).
O pessegueiro é uma árvore que se desenvolve muito bem em solos de textura franco-argilosa, profundos, bem drenados e férteis.
Em termos de poda, os pessegueiros podem ser podados em vaso (3 ou 4 pernadas principais) ou em eixo (apenas uma pernada central).
O pessegueiro é uma planta que necessita ser regada e essa rega deverá ser aumentada a partir do início do engrossamento dos frutos.
As principais doenças dos pessegueiros são: lepra, crivado, oídio e cancro. Estas doenças são combatidas com a aplicação de fungicidas.
As principais pragas ou inimigos que atacam os pessegueiros são: cochonilhas, afídeos ou piolhos, anarsia, mosca da fruta e ácaros. Podem ser combatidos com inseticidas.
Os pessegueiros são sensíveis a geadas tardias e a ventos fortes, os quais causam a morte das flores e a consequente perda total ou parcial da produção.
O pêssego é um fruto rico em vitaminas C, B e A.
A nível de culinária é utilizado em tartes, doces, conservas e licores e é consumido como fruto fresco.
A nível medicinal, as flores e as folhas têm efeitos calmantes.
A China e a Itália são atualmente os maiores produtores de pêssego a nível mundial.
.
.
Pesquisa: Bernardo Martins - 3.º ano
.

1 comentário:

Guilherme Duarte disse...

Parabéns Bernardo pelo trabalho que tu fizeste.