quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

OLHAR O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE

.

Quando o professor Agostinho entra na sala do 3.º ano, o sorriso desenha-se espontânea e nitidamente nos rostos dos alunos, pois eles nunca sabem o que os espera :). Às vezes um simples "Bom dia!" é suficiente para se instalar a boa disposição, outras vezes, uma qualquer outra brincadeira é motivo para as mais divertidas reações. Mas venha de lá o que vier, eles serão sempre surpreendidos e, por isso mesmo, tentam colocar os sentidos em alerta máximo, para não perderem o fio à "brincadeira"! :)
Mas hoje, o professor Agostinho foi convidado a estar na sala do 3.º ano. Desta vez, a sua visita, de caráter pedagógico e educativo, vestia-se de palavras sábias e enriquecedoras. Indo ao encontro da matéria em estudo, o passado do meio local, os alunos foram, por sua vez, convidados a embarcar numa "alucinante" viagem ao passado para, desta forma, melhor entenderem o presente. Nesta viagem, guiada pelos preciosos e tão diversificados conhecimentos do professor Agostinho, a turma recuou no tempo e percorreu caminhos por terra e mares, desde os primórdios da humanidade (é verdade!) até aos dias de hoje... 
Admirados com tanto que há para conhecer, os alunos observaram ainda diapositivos sobre vestígios do passado que existem concretamente na zona antiga de Aldeia de Joanes... Reconheceram muitas das imagens observadas, é verdade, mas perceberam que nunca olharam para elas desta forma, reconhecendo-as como verdadeiros testemunhos da passagem e da vida de outros povos!
Ao longo de toda esta sessão histórica, cada palavra era ponte para outra viagem e, se o tempo o permitisse, acreditem que ainda agora se estariam a partilhar aventuras, descobertas, e tantos saberes!
Não se admirem se, lá por casa, eles vos disserem que "As pedras também falam..."!
Aqui deixamos o nosso sincero agradecimento ao senhor professor Agostinho! Foi, sem dúvida, uma belíssima viagem! 
.
.

4 comentários:

Afonso 3 ano disse...

Que fixe desejoso para ver isso em rialidade

Unknown disse...

Tantas saudades de voces.ass Abel

Guilherme Duarte disse...

UAU que fixe.Estão todos de parabéns!

Eduardo 3ºano disse...

Obrigado pela aula, senhor professor Agostinho!