sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

INTERAGIR, PARTILHAR, CRESCER...

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 O percurso educativo dos alunos, no que às transições de ciclo diz respeito, é um marco com muitas nuances, algumas delas fechadas na gaveta íntima de cada um dos intervenientes. Se, por um lado, muitos dos alunos o encaram como uma "progressão na sua carreira", outros há que se atemorizam com a mudança, pois as defesas para que isso aconteça ainda não estão totalmente desenvolvidas.
Foi a pensar nesta problemática que, de há uns anos para cá, o Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto começou a desenvolver o Projeto "Crescer de Mãos Dadas", de modo a atenuar barreiras e dificuldades no momento da mudança, na hora de enfrentar novos cenários, novas caras, novos desafios.
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Ontem, sob a égide da Educadora Elsa, o Jardim de Infância de Aldeia de Joanes serviu de cenário para mais uma sessão deste projeto. 
À espera dos alunos do 1.º ano da EB1 Aldeia de Joanes estavam os pequenotes de 5 anos do Jardim que, dentro de breves meses - faltam apenas oito - serão os novos caloiros da escola. Tinham, no cardápio de boas vindas, a representação da peça "A Mosca Fosca", e dela se encarregaram a contento. Ao fim e ao cabo, quando bem orientadas, as crianças conseguem passar mensagens duma forma extremamente clara. Foi o caso.
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Após a representação, que mereceu merecidos aplausos, havia que explorar, da melhor forma, as possibilidades deixadas em aberto. A Educadora Elsa, como boa anfitriã, encarregou-se dessa tarefa, explicando aos intervenientes o desafio dos conteúdos, matemáticos e linguísticos, a que todos iriam estar sujeitos.
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A elaboração da ficha, já se vê, serviu de mote à interação, com os conhecimentos e os materiais a serem devidamente partilhados entre "vizinhos".
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Crescer é um verbo que acarreta um enorme lastro, a exigir responsabilidades redobradas a quem supervisiona e fomenta essa tarefa. Não é tarefa de consumo rápido, muito longe disso, é um empreendimento para a vida. Mas, quem nele embarca, sabe perfeitamente que esta é uma construção para se fazer paulatina e harmoniosamente, sem pressas, pois o que está em causa é, sem qualquer dúvida, o fomentar duma peça única. 
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2 comentários:

Guilherme Duarte disse...

Que giro!

Eduardo 3ºano disse...

Tenho muitas saudades tuas, Jardim de Infância!