quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A DESFOLHADA

.Um aspecto da desfolhada
.
Tal como o acordado, por volta das nove horas os funcionários da Junta de Freguesia chegaram com uma carrinha cheia de milho, que foram descarregando, a pouco e pouco, nos toldos já estendidos no recinto do recreio. Os alunos, curiosos, foram-se aproximando do monte de milho, contendo a vontade de mexer. Mais atrás, junto ao canteiro, três mesas engalanadas com artefactos ligados ao milho, ladeadas por dois trajes regionais. Estava composto o cenário para a desfolhada.
Após a chegada das duas turmas que frequentam o outro edifício, deu-se início à tão esperada actividade.
É sabido que este género de actividades caiu em desuso, sendo cada vez mais uma memória. Não é, pois, de estranhar o afã com que os miúdos se atiraram à tarefa. Enquanto descamisavam não conseguiam controlar exclamações de espanto e puro prazer, só interrompidas quando alguém exclamava:
- Milho-rei! Milho-rei!
Efectuada a desfolhada, foi a vez de serem servidas papas de carolo a toda a gente, feitas na véspera pela Teresa. E se estavam boas!
Partiu-se então para a debulha. E não é que o prazer continuou?!
Agarrados às maçarocas, os nossos pequenotes lá iam debulhando. O João Manuel, já com alguma experiência, esfregava um carolo numa maçaroca e mostrava aos colegas como se fazia. Havia os que lhe tentavam seguir o exemplo, mas também havia quem preferisse tirar grão a grão, fazendo lembrar o velho ditado. Seja como for, os grãos lá iam saltitando das maçarocas...
.
A debulha
.
Não se dava por isso, mas o tempo ia passando. E só quando nos apercebemos que já eram quase onze e meia é que passámos para a parte do folguedo, que não há desfolhada que se preze que não tenha o seu divertimento. Mas ainda deu tempo para os alunos do 2.º ano dizerem ditados populares relativos ao milho, para os do 4.º apresentarem duas dramatizações e, finalmente, para os do 1.º e 3.º anos mostrarem os seus dotes numa dança folclórica...
É escusado dizer que eles adoraram!
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que giro! Quem me dera ter lá estado. Mas pelo menos tenho a minha irmã para contar tudo!

Beijinhos de Ângela

AC disse...

Olá, Ângela!
Então que tal te estão a correr as coisas no 5.º ano? Um passarinho já me disse ao ouvido que está tudo a correr bem, mas espero que um dia apareças pela escola para contares novidades.

Beijinho

Anónimo disse...

foi muito divertido só foi pena eu não aparecer na foto.
bernardo 2ºano.