quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

EM BUSCA DO FUTURO

.
.
Um programa, muitas vezes adornado com letras sumptuosas, foi sempre visto como promessa de algo aliciante, na mira de suscitar atenções e/ou cativar aderentes.
Os novos tempos, contudo, senhores de contínua mudança em constante aceleração, exigem adendas atrás de adendas aos dicionários. Os programas ganharam novos contornos, novos cenários, galgando patamares no conceito da compreensão das coisas. Programar, hoje, é coisa bem mais sofisticada, com os cordelinhos a serem manuseados, não atrás da cortina, mas frente a um ecrã onde se tem a sensação de que (quase) tudo é manipulável: gestos, atitudes, ideias...
Hoje, na aula de Programação, sob a batuta do prof. Joaquim Fonseca, os alunos do 3.º ano deram seguimento à construção dum labirinto, aprendendo a programar os movimentos dum "ator" e dos diversos obstáculos que se lhe vão deparando no percurso. Os aprendizes, como seria de esperar, entusiasmam-se com estes "pequenos milagres da criação" da inteligência artificial, mergulhando, cada vez mais, nos seus segredos.
O mundo está, a olhos vistos, em permanente mudança, multiplicando os desafios, e ai de quem não acompanhar o seu frenético andamento.
.
.

Sem comentários: