quinta-feira, 23 de abril de 2015

AO ENCONTRO DE LUÍSA DUCLA SOARES

.
"O sultão Solimão e o criado Maldonado"
"O gato e o rato"
Na semana passada, as "meninas" da Biblioteca Municipal do Fundão desafiaram-nos a fazer uma espécie de "desfile literário" para recebermos, de forma especial e carinhosa, a brilhante escritora Luísa Ducla Soares. Ficámos todos entusiasmados quando a professora nos explicou que íamos representar excertos de algumas das suas obras.
Todos íamos participar, mas em teatros diferentes. Os livros escolhidos foram "O sultão Solimão e o criado Maldonado", "O gato e o rato", "Os ovos misteriosos" e a lengalenga "A velha e a bicharada".
Pedimos aos nossos pais os adereços necessários, escolhemos os personagens e ensaiámos tudo durante um dia e meio. No início estávamos atrapalhados, mas depois de aprendermos as falas, os gestos, já fizemos melhor. Durante os ensaios, divertimo-nos muito com as histórias de Luísa Ducla Soares. Rimo-nos de alguns disparates, porque na lengalenga os colegas que imitavam as vozes dos animais faziam sons engraçados e a velha estava sempre a refilar dizendo que estava sozinha, mas também partilhámos opiniões sobre as mensagens especiais de cada história. Falámos dos ricos e dos pobres, do amor de uma galinha pelos cinco filhos todos diferentes, da força da amizade, de como se pode brincar com a nossa Língua...
Chegada a terça-feira, lá fomos então à Biblioteca. Estávamos felizes, mas nervosos. Durante a pequena viagem de autocarro, uns diziam que tinham formigas na barriga, outros diziam que tinham rinocerontes e outros falavam de uma espécie de borboleta que lhes fazia cócegas no peito... O entusiasmo era enorme pois, acima de tudo, íamos conhecer a escritora Luísa Ducla Soares!
Chegámos à Biblioteca e preparámo-nos para apresentar a nossa surpresa. Quando nos chamaram, entrámos numa sala cheia de meninos e meninas, professores, e no palco estava Luísa Ducla Soares, acompanhada do músico Daniel Completo. Ficámos boquiabertos ao ver tanta gente! Fomos apresentados e... sabíamos que íamos dar o nosso melhor. À medida que íamos representando, ficávamos menos nervosos, porque as pessoas estavam a divertir-se e aplaudiam. No teatro da história "Os ovos misteriosos", a música avariou mas a professora e o músico Daniel Completo ajudaram, as pessoas acompanharam e tudo correu bem. O músico Daniel Completo foi muito simpático por nos ter ajudado e, no final, a Luísa Ducla Soares e as "meninas da Biblioteca" ficaram muito contentes connosco e deram-nos os parabéns.
Depois da nossa surpresa, alguns meninos e meninas colocaram questões à Luísa Ducla Soares e o Daniel Completo tocou duas músicas. Batemos palmas, cantámos...
Gostámos muito de conhecer esta famosa escritora portuguesa e de participar nesta divertida experiência literária! :)
.
Turma do 3.º ano
.
"Os ovos misteriosos"
Lengalenga "A velha e a bicharada"
.
Agradecemos, sentidamente, às "meninas da biblioteca", aos pais dos alunos da turma e a todos os que nos apoiaram! Foi uma experiência muito gratificante, abraçada com muito carinho e entusiasmo. 
.

3 comentários:

Sara Marques disse...

Adorei fazer este teatro.
Fiquei um pouco nervosa!

Guilherme Duarte disse...

Eu também Sara
fiquei um bocado
nervoso.

Tomás3•ano disse...

♥Foi um dia diferente!♥