sexta-feira, 6 de junho de 2014

GOOLOOO!!!

.
Vá lá saber-se o porquê, mas uma bola a rolar encerra em si uma espécie de magia, que atrai de forma quase irresistível o olhar de qualquer criança.
No recinto do nosso recreio, ao longo de sucessivas gerações de alunos, muitas futeboladas ali se têm disputado, ao ponto de o grito "goolooo!!!" ser quase uma constante durante os intervalos. É a necessidade de eles descarregarem energias, ao mesmo tempo que se vão moldando na socialização, que isto de vibrar com o jogo acarreta sempre algumas discussões. Mas o intervalo lá passa e, no regresso à calma, eles ficam mais atentos ao que se segue dentro das salas.
.
.
Esta semana, no dia a seguir à visita de estudo a Aveiro, a nossa miudagem ficou completamente de boca aberta quando chegou à escola. O recreio estava transfigurado, com um campo de futebol marcado com pó de tijolo e, nas pontas, duas balizas, com rede e tudo, que pareciam mesmo estar a pedir: anda, vem marcar um golo!
O entusiasmo, está bom de ver, foi geral e, por entre as exclamações de satisfação, até palmas se fizeram ouvir.
 .
.
Como qualquer campo novo, também aqui se procedeu à inauguração, com o Coordenador da escola, disfarçando muito bem o caruncho, a dar o primeiro pontapé oficial. :)
.
.
A seguir, arredado o protocolo, deu-se início ao jogo. E se ele foi bem disputado! Todos queriam ser o primeiro a marcar um golo nas novas balizas, e ninguém ficava alheio ao ardor da contenda. Até as colegas, normalmente indiferentes à magia da redondinha, organizaram claques de apoio que se manifestavam ruidosamente junto das linhas laterais.
.

Nem o árbitro, aqui protagonizado pelo João Tomé, faltou ao encontro. Felizmente não houve necessidade de mostrar o cartão vermelho aos jogadores, apenas a fotógrafa, pela sua constante entrada em campo em busca do melhor ângulo, foi colocada na linha pelo zeloso juiz. :)
.
.
A bola, continuamente disputada, teimava em não entrar. Os mais habilidosos procuravam elevar a sua arte, mas havia sempre um ressalto ou um pé intrometido a contrariar toda e qualquer vontade de glória. Até que, para júbilo de uma das equipas, ouve-se um coro, em uníssono:
- GOOLOOO!!!
.
.
Aqui para nós, que ninguém nos ouve: se saber fazer os outros felizes fosse uma arte, toda a gente deveria ser obrigada a aprendê-la. Não acham?
A quem proporcionou tamanha felicidade aos nossos pequenos, o nosso eterno bem-haja!
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado Sr. Luís pelo maravilhoso campo de futebol! Deve ter dado muito trabalho e agradecemos o esforço, o tempo e a dedicação.