terça-feira, 14 de maio de 2013

FLIGHT OF HOPE - O VOO DA ESPERANÇA

.
.
Há quem persiga sonhos de muitas formas. Para quem os quer realizar, mesmo a sério, isso implica superação, conquista, determinação e, não menos fundamental, sensibilidade e humildade.
A nossa escola foi desafiada, há poucos dias, a ser elo na corrente da realização de um sonho, protagonizada por alguns pilotos da TAP. Viajantes do mundo, eles são espetadores privilegiados de cenários fabulosos, mas muitas vezes desencontrados da roda da fortuna. E, cultores de um humanismo digno de registo, quiseram ir mais além. Para isso congregaram vontades e meios em torno de um projeto - Flight of Hope - de modo a atenuarem algumas gritantes desigualdades com que se vão deparando, no caso no continente africano. E para ali levam livros, material escolar, bolas, camisolas da seleção, verbas para apetrechamento de escolas...
À Escola de Aldeia de Joanes foi atribuído o apadrinhamento da Escola de Pangaia, situada no arquipélago de Bazaruto, em Moçambique. Através deste projeto - por mail, por skype... - irá ser possível entrar em contacto e interagir com estas crianças, que vivem numa zona de grande beleza natural, mas destituída dos bens materiais mais essenciais. Basta dizer que, até há pouco tempo, as aulas eram dadas sob o abrigo da sombra das árvores.
No próximo dia 24 de maio - ainda não está marcada a hora - dois ou três pilotos da TAP, acompanhados de jornalistas da SIC, deslocar-se-ão a Aldeia de Joanes, onde terão oportunidade de explicar aos nossos alunos a amplitude do seu gesto, do seu projeto de sonho. Serão ouvidos com atenção, com toda a certeza, que vontades destas escasseiam por aí. E a semente que deixarem não cairá em canteiro infértil.
Em junho far-se-á o voo por terras de África, que poderá ser acompanhado no site, ainda em construção, Flight of Hope, ou ainda através do Facebook (procurar Flight of Hope 2013). Na sua posse seguirá a nossa comparticipação, que muito útil poderá ser no conserto de um telhado, na aquisição de um quadro, ou de algumas carteiras...
Na consumação dos sonhos, estes pilotos da TAP são verdadeiros cavaleiros da esperança. Os nossos alunos só têm que agradecer o exemplo.

.
.

1 comentário:

laura brazinha adriano disse...

Ainda bem que nós ajudamos outras escolas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!