segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A "TEIMOSA"

 .
.
Um quebra-cabeças, todos o sabemos, é um problema de difícil resolução. Transpondo-o para uma situação de jogo, insinuam-se de imediato, na memória, imagens de palavras cruzadas, sudoku ou, ainda, o cubo de Rubik.
Contudo, a arte e o engenho do nosso povo há muito que lida com quebra-cabeças. É o caso da teimosa, um jogo com duas ou mais peças de arame, formando um conjunto entrelaçado. O objetivo é separar uma peça do conjunto, sem deformar ou partir nenhuma das peças. Uma vez separada a peça, colocá-la de volta constitui também um aliciante desafio.
Hoje, ao vasculharmos um armário com trabalhos antigos, deparou-se-nos a peça que vemos na imagem - uma teimosa - que, noutros tempos, ajudava a aguçar o raciocínio. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mas não se alterou o fascínio desta curiosa peça. Que o digam os alunos do 3.º ano, que, após lhes ter sido apresentada a teimosa, se deliciaram a tentar resolver o quebra-cabeças.
A partir de hoje vão levar, à vez, a teimosa para casa. Quem sabe se ela não proporcionará, em família, um excelente momento de convívio.
.
.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Este jogo é difícil ! Mas faz bem ,é puro calculo mental!É muito divertido!!!!!!!!!!!!!!!!



Madalena Filipe

Anónimo disse...

Ahhhh se foi... foi ver pai, mãe e mano pequeno, todos de volta da teimosa que de tão teimosa foi vencendo pelo cansaço, um a um... até hoje de manhã, enquanto se vestiam os casacos, quando num ápice ou num raio de iluminação...vencemos a teimosa que não conseguiu sê-lo mais do que nós!!!
Como se faz???!!! Hummm... o Duarte prometeu não revelar aos colegas para que eles também possam viver as mesmas aventuras que nós vivemos... ;)

Sónia Martins

Anónimo disse...

Esse jogo é mesmo difícil, mas muito
complicado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






Laura Brazinha Adriano

Inês Gonçalves 5ºano disse...

Imagino,este jogo deve de ser muito mesmo,muito difícil,mas espero que tenham gostado!!!!!!!!!
Um ia têm de me ensinar esse jogo,mas,apesar de ser complicado,deve de ser muito mesmo,muito engraçado!!!!!

micael disse...

foi muito complicado!!!!!!!!!!!!