quinta-feira, 18 de junho de 2009

CORRIDA DO PÃO

A Corrida do Pão é uma prova destinada a equipas compostas por pai, mãe e filho(a). No entanto, são admitidas equipas com um elemento estranho à família.
.
PERCURSO: da seara ao forno, passando pela eira.
ETAPAS:
1- Pequena corrida de sacos até perto da seara (1 adulto + criança)
2- Ceifa de cereal (centeio e trigo) pelo adulto até uma determinada medida. Os cereais, são estendidos separadamente sobre cordas (feitas de cereal), previamente feitas e dadas aos concorrentes, servindo para atar as braçadas ceifadas. Nesta parte da prova, a criança e o outro adulto ajudam a apanhar o cereal para a corda.
3- O “atado” é colocado num carro de mão fornecido aos concorrentes
4- O adulto transporta a criança e o “atado” para a eira no carro de mão. No percurso haverá uma paragem obrigatória, onde será feita uma pergunta sobre o cultivo do trigo (podem responder os adultos ou a criança).
5- Respondida a questão, caminha-se para a eira onde se deposita no chão o cereal por malhar.
6- Durante 1 minuto, um adulto malha o cereal com o “mangual”.
7- Enquanto um adulto malha, o outro, mais a criança (ou só a criança), cantam uma canção a gosto.
8- Terminada esta etapa da prova, a equipa é conduzida ao local onde estará uma pequena medida de cereal vazia, que deverá ser cheia com o cereal existente num saco).
9- Para finalizar, devem os concorrentes lavar as mãos, sendo-lhes dada uma determinada quantidade de massa de pão. Depois de a amassarem, deverão dividi-la em 3 bolas, sendo depois colocadas pela criança na pá e levadas por um adulto até à boca do forno para serem cozidas. Termina aqui a prova.
.
Obs.: Todos os materiais necessários para a realização da prova são fornecidos pela organização.
.
.

Sem comentários: