sexta-feira, 2 de novembro de 2018

VISITA DA EQUIPA ""CIÊNCIA SOBRE RODAS"

.
.
Como diz o velho ditado «Mais vale tarde que nunca». É que já foi no dia 10 de outubro que o projeto «Ciência sobre rodas» começou o seu trajeto na nossa turma, neste ano letivo. O professor Fernando está de volta, acompanhado pela professora Alcina. Mantêm o entusiasmo, a alegria e a forma bem-disposta de fazer ciência com os nossos alunos. 
Trouxeram-nos duas atividades experimentais cujo tema principal era o ar: «Ovos engarrafados» e «O que existe no ar?». 
O objetivo da primeira atividade experimental foi fazer entrar um ovo num balão de vidro sem o forçar. Pretendeu-se que os alunos percebessem o que acontece ao ar quando é sujeito a diferentes temperaturas (aquecido/arrefecido).
.
.
.
No final puderam concluir que, quando o algodão arde dentro do balão, o ar expande-se e sai, quando ar arrefece contrai-se e a pressão do ar dentro do balão diminui, sugando o ovo.
.
A segunda mostrou que o ar nos envolve e ocupa todo o espaço livre. Há ar nas plantas, no corpo do ser humano e dos animais.
.
.
.
Experiência feita tiraram-se conclusões: a água ao subir, foi ocupar o espaço do gás que se consumiu (oxigénio) durante a combustão da vela; quando se consumiu a totalidade do gás comburente, a vela apagou-se; o restante volume do frasco permaneceu ocupado por outros gases; o oxigénio é um dos constituintes do ar.
.
Muito obrigada aos professores Fernando e Alcina pela tarde fantástica de ciência que nos trouxeram. Ficamos à espera da próxima.
.
Fernanda Soares
.
.

Sem comentários: