sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

FESTA DE NATAL

.
.
Festa de Natal da EB1 Aldeia de Joanes, ano da graça de 2017.
Por que o fazemos? O que nos move para celebrar o Natal? Eis uma questão que, na mera retórica, poderá suscitar muitas respostas, mas nós, por aqui, tendemos a simplificar. Por mais voltas que o mundo dê, a mensagem natalícia continua atual, correspondendo a uma necessidade de vivermos num mundo mais justo, mais solidário, mais afetivo...
.
.
Hoje, mais uma vez, os nossos alunos consagraram um ato de renovação da esperança, em que a alegria tem um papel primordial. É assim que eles querem desenhar a vida, é por isso que todos ansiamos.
.
.
São 9:30. Na sala estão reunidas cerca de 100 pessoas, com a moral em alta, prontas para ver, sentir e dar o melhor de si. 
Na abertura da festa canta-se, com convicção, numa quase comunhão em que os valores, sem se dar conta, vão envolvendo os presentes.
.
.
Dizem-se palavras, com entoação sentida, tentando espevitar a luz da mensagem.
.
.
Dança-se, qual transfiguração da pessoa em cenários sonhados, qual efémera escultura em movimento.
.
.
Dramatiza-se, com cunho peculiar, insistindo-se na mensagem dum mundo mais justo, mais harmonioso, com espaço para todos...
.
.
Por fim, a apoteose em tons musicais envolventes, motivadores, congregadores. E todos se sentiram na mesma onda, todos se sentiram embarcados numa viagem comum. Era o que interessava.
.
.
Na sala ao lado, graças ao excelente contributo dos pais, as mesas estavam repletas de iguarias. E, duma outra forma, voltou-se a conviver, agora com livre curso de gestos e palavras.
Festa de Natal da EB1 Aldeia de Joanes, ano da graça de 2017. A festa foi linda, ó se foi!
.
.

2 comentários:

Sandra disse...

Obrigada pela iniciativa. O meu filho adorou! Só tivemos pena de não poder assistir e celebrar com ele...

Francisco M disse...

adorei foi pena ter sido o ultimo foi o mais difícil