sábado, 13 de junho de 2015

HOMENAGEM A EUGÉNIO DE ANDRADE E À BIBLIOTECA MUNICIPAL

.
De forma a assinalar o décimo aniversário da morte do poeta Eugénio de Andrade (19 de janeiro de 1923 - 13 de junho de 2005), natural da Póvoa da Atalaia e uma das mais representativas vozes poéticas que nos anos 40 se afirma na literatura portuguesa, a Biblioteca Municipal do Fundão desafiou os seus utentes a participar num concurso de trabalhos sobre poemas inseridos na obra "Aquela nuvem e Outras" (1986). A nossa escola aceitou o repto e concorremos com dois trabalhos que já foram entregues na Biblioteca. Um baseado no poema "Andanças do poeta", e outro inspirado nos poemas "Verão", "Aquela nuvem", "Canção da Leonoreta" e "Canção da Joaninha".  
Fica, mais uma vez, o sentido de dever cumprido, quer pelo gosto de colaborar com quem sempre nos tratou de forma exemplar, como também pela importância deste evento, homenageando este grande escritor que se insere na tradição de poetas artesãos, estatuto que explicitamente para si mesmo reivindica: "Não sou poeta inspirado, o poema é em mim conquistado sílaba a sílaba".
.
 "Andanças do poeta"
Deixamos também os nossos sinceros parabéns à Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade por este ano comemorar também 10 anos de existência. São, sem dúvida, dez anos de um trabalho exemplar, sempre realizado com muito gosto, profissionalismo e simpatia, a servir, a educar, a motivar e a sensibilizar os seus utentes para o prazer de ler, para a arte da escrita, deliciando-nos, tantas vezes, com a magia da Hora do Conto. Parabéns!
.

"Bucólica"
Poemas "Canção da Leonoreta", "Canção da Joaninha",
 "Verão" e "Aquela nuvem"
.

4 comentários:

Fábio Reis disse...

Olá professor Agostinho,venho informar-lhe as minhas notas : 5 a matemática, a português, a historia e geografia de portugal, a inglês, a educação visual e a educação física. 4 a ciências,a coro, a moral e a formação musical. E 3 a piano.!!! Adeus, e abraços.

AC disse...

Uau, Fábio, fiquei tremendamente contente!
Um grande abraço e... parabéns!

Afonso 3 ano disse...

Eu também fiquei contente.

Alexandra 4.ºano disse...

PARABÉNS FÁBIO.