sexta-feira, 10 de abril de 2015

PICHICIEGO-MENOR

.
Pichiciego-menor, o menor tatu do mundo!

O pichiciego-menor mede pouco mais de 10 centímetros e é o menor das espécies de tatu. Tem uma carapaça rosada, que perdeu a sua parte lateral, apoiada sobre duas elevações, uma óssea (próxima dos olhos) e outra muscular (que se estende ao longo da espinha dorsal). Sob a carapaça estão pelos brancos, finos e macios (pelos de "seda"), que cobrem o seu corpo/membros e ajudam a manter a temperatura corporal. Todas as cintas da carapaça se movimentam livremente.
Os pichiciegos-menores são a única espécie de tatu na qual a carapaça dorsal fica quase toda separada do corpo. A cauda tem a forma de uma espátula. Estes tatus não são capazes de levantar a própria cauda, arrastando-a enquanto caminham e utilizando-a como a quinta "pata" de apoio. 
As fêmeas desta espécie possuem duas mamas. Os filhotes assemelham-se a seus pais, mas as suas carapaças só se tornam rígidas quando estes atingem a idade adulta.
O pichiciego-menor é um dos mamíferos mais raros do mundo, sendo encontrado na Argentina (América do Sul). Estes animais vivem em pradarias e planícies arenosas. De hábitos noturnos, permanecem nas suas tocas durante o dia, saindo à noite à procura de alimento. São animais lentos, exceto ao cavar, sendo capazes de se enterrar completamente em questão de segundos, quando ameaçados. Usam a placa posterior da sua carapaça para fechar a entrada da toca onde se encontram, de maneira semelhante a uma rolha, e preferem escavar suas tocas em regiões onde o solo é seco e quente, próximo de formigueiros (sua principal fonte de alimento).
A sua dieta é composta principalmente por formigas, no entanto, são omnívoros, alimentando-se também de larvas, caracóis, insetos, raízes de plantas e outras partes vegetais.
Esta espécie de tatu, também conhecido como "tatu encantador" e "tatu fada rosa" é um animal muito delicado, não conseguindo sobreviver em cativeiro por um período superior a quatro anos.
.
.
Trabalho de Margarida Matos - 3.º ano
.

2 comentários:

Guilherme Duarte 3.ºano disse...

Parabéns Margarida pelo trabalho do Pichiciego-menor!:)

Margarida 3ºano disse...

Obrigado Guilherme!😋😃!