sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PESQUISAR PARA SABER MAIS - 1

.
Os alunos do 1º e 3º anos andam entusiasmadíssimos com o estudo dos animais. Têm-se vivido na escola momentos muito interessantes e animados. Daqui a alguns dias divulgaremos alguns desses momentos dos quais fazem parte uns protagonistas muito especiais...
Por agora, deixamos aqui pesquisas que os alunos do 3º ano têm realizado, possibilitando assim um maior conhecimento sobre o mundo animal que é, com toda a certeza, um mundo extraordinário!
.
..
A joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros. Este animal possui corpo semi-esférico, cabeça pequena, seis patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias.
Seus ovos eclodem em uma semana e o estádio larval é de três semanas.
Este insecto possui duas antenas que servem para sentir o gosto e o cheiro. Há cerca de 4500 espécies na família que se distinguem pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insectos nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas para os agricultores.
.
Pesquisa e ilustração: Leonor Dinis - 3º ano
.
.

2 comentários:

Ema Bianca disse...

Boa enformação da joaninha e bonito desenho!AMIGA LEONOR DINIS.

Joana Rita disse...

Que BONITO desenho Leonor Dinis!
Desenhas muito muito bem!

Joana Rita 3ºano