segunda-feira, 23 de junho de 2008

FRANCISCO ALEXANDRE, O LUTADOR

O Francisco Alexandre frequentou, durante o presente ano, o 4.º ano de escolaridade. É uma criança com um mundo interior bastante rico, mas evidenciou sempre, desde o início da sua vida escolar, uma grande dificuldade em comunicar com os outros. À medida que o tempo passava foi conseguindo criar alguns laços, mas o essencial continuava resguardado na sua concha. Até que...
Há tempos, o Francisco Alexandre disse à sua professora que andava a ensaiar uma peça com um psicólogo. O desafio surgiu, célere:
- Não achas que seria boa ideia representá-la para os teus colegas?
O Francisco nada disse. Mas deve ter ficado a matutar na ideia, pois há poucos dias, ao chegar à escola, comunicou à professora que estava disposto a representar a peça. Já havia pouco tempo disponível, e marcou-se o evento para o último dia.
Sexta-feira, depois do almoço, o Francisco chegou à escola acompanhado pelo pai e pelo Paulo, o seu psicólogo. Depois de lhe ser disponibilizado o espaço pretendido, começou a montar, pacientemente - o Francisco Alexandre fracturou um braço há pouco tempo - o cenário da sua peça. Os colegas foram convidados a entrar, sentaram-se, e aguardaram com alguma expectativa o que sairia dali.
O Francisco Alexandre estava um pouco nervoso. Ser o centro das atenções estava a mexer muito com ele, mas notava-se-lhe também uma grande determinação. Ele estava disposto a vencer a sua luta.
O Paulo fez a introdução, explicando aos alunos como surgiu a ideia daquela peça, que a ideia tinha sido do Francisco Alexandre e tinha sido também ele a construir, praticamente sozinho, o cenário.
Então o nosso pequeno grande herói começou a sua luta. Foi contando, socorrendo-se de vários bonecos, a história de dois amigos. Os colegas ouviam-no, num misto de admiração e espanto. De vez em quando hesitava, mas o feedback era positivo. E o Francisco continuava. A sua determinação era grande e, sempre lutando consigo próprio, avançou na história, avançou, avançou, até que pronunciou a última frase:
- E os dois amigos viveram felizes para sempre!
O Francisco estava na expectativa. Será que os colegas tinham gostado? Os aplausos que ouviu logo de seguida vieram desanuviar-lhe o espírito, tranquilizando-o.
Mas o Paulo queria mais. Queria que o Francisco fosse confrontado com o seu desempenho, que enfrentasse as possíveis questões dos colegas. E, como se de um acto concertado se tratasse, quase todos queriam fazer perguntas. Via-se que estavam curiosíssimos por saber mais pormenores da empreitada do Francisco.
O Paulo pôs alguma ordem na assembleia, e as perguntas começaram a surgir. O Francisco ia iniciar a sua derradeira batalha, enfrentar uma sala com quarenta pessoas com os olhares todos concentrados em si.
Numa ou outra pergunta o Francisco ainda hesitou mas, a pouco e pouco, a sua segurança aumentava. A sua convicção nas respostas era cada vez maior, ciente que tinha conquistado os colegas. Contou-lhes dos materiais que tinha usado, das técnicas aplicadas... Estes, rendidos, olhavam-no num misto de admiração e ternura. E ouviram-no dizer, no final, que quando fosse grande gostaria de ser escultor.
A vitória tinha sido arrasadora!
Francisco Alexandre, mais um pequeno grande herói para a minha galeria!

11 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns ao professor Agostinho pelo texto escrito.
Os país gostaram muito.

Anónimo disse...

Meu querido 'irmão', sempre soube do teu valor e do amor de criança que tu és, pois cresceste comigo e isso viverá para sempre nos nossos corações, nunca duvidei de ti nem das tuas capacidades, e com isto só vieste provar o grande heroi que és.
Alguém que te ama hoje e sempre, e acredita em ti todos os dias.

Vanessa Pombal

Anónimo disse...

Francisco, parabéns por esta grande victória! Garantidamente descobriste a tua vocação :-)
Parabéns ao professor pelas palavras dedicadas a este pequeno mas grande lutador.

Rodrigo Brito

Anónimo disse...

Meu menino, sempre acreditei nas tuas potencialidades e sei que quem te souber estimular leva-te longe, tenho muito orgulho em ti, e acredito profundamente em ti tal como acreditei nas minhas filhas e não me desiludi.

Amo-te da tua Nelinha

Anónimo disse...

Francisco parabéns pela tua coragem, bem sei o quanto de deve ter sido difícil mas: ultrapassaste esta vitória com sucesso.
Parabéns ao professor pelo texto que gostei muito.
Tia Paula

we love english disse...

Para o pequeno, Grande menino coragem que soube ultrapassar as ondas agitadas que estavam dentro de si, tornando aquilo que poderia ter sido um dia de tempestade num radioso dia de sol, um beijo da tia orgulhosa.

Sofia disse...

Francisco, o esforço do teu trabalho foi reconhecido por todos. Continua sempre a lutar com força! Um beijinho da prima Sofia

Anónimo disse...

É assim mesmo francisco, continua a acreditar em ti. e vais ver que vais conseguir vencer todos os teus medos.
á tua volta é só carinho e incentivos por isso luta qie ainda vamos ouvir muito o eu nome.~
Luísa Braga

Anónimo disse...

Parabés primo! fiquei muito feliz por saber desta tua vitória! de certeza que vais conseguir ainda muitas mais! =)

beijinhos** prima mariana

Anónimo disse...

Francisco,
Menino bem amado.
Do texto mencionado deixas a vaidade a quem gosta de ti. Tens dotes para chegares longe nos caminhos do futuro.
Abençoado sejas,menino bem amado.

Do Ná