segunda-feira, 31 de março de 2014

O LENTO DESPERTAR DAS MEMÓRIAS

.
.
O homem, perante o mistério da vida, sempre se subjugou à Natureza. E, tentando entendê-la, dela procurou tirar o melhor proveito.
Os tempos, contudo, não se compadecem dessa evidência. Na procura do mais fácil, esqueceram-se hábitos de harmonia, atiraram-se para trás das costas memórias ancestrais em que tudo era aproveitado. E assim se caminhou, e assim se abusou.
Perto da Igreja Matriz, ao lado da seara, jorra água em abundância, testemunho de outras eras, de outra visão do mundo. Entretanto veio a urbanização, num eterno compasso de espera, e a fonte para ali ficou, a verter água não se sabe para onde...
Ao lado, fazendo mimos ao presente em mil e uma brincadeiras, as crianças da escola vão embalando para o futuro. Contudo, com as memórias ao lado, apenas meia dúzia se deu conta da fonte a jorrar.
.
.

TV COM HUMOR INFANTIL E INFORMATIVO

.
Há tempos, os alunos do 2.º ano experimentaram o lado de lá da televisão. Escolheram alguns temas em estudo ou outros do seu agrado pessoal e, com a "orientada" liberdade de expressão, esforçaram-se para que o público não desligasse a televisão ou mudasse de canal...
.
O primeiro canal sintonizado foi o do Desporto...
O apresentador Eduardo Lopes fez o relato empolgante de um jogo
de futebol!
E eis a reação do público quando é marcado um golo! Foi a euforia total!
Para acalmar os ânimos, selecionamos o canal da Meteorologia...
O meteorologista Guilherme Duarte apresentou o tempo em
Portugal Continental.
Ele bem se esforçou em indicar o norte do país, mas antes que "perdesse
o norte" o melhor foi chamar a sua assistente, a Alexandra, para lhe trazer
o mapa de Portugal! :)

Continuem atentos, pois há ainda outros programas para apresentar (culinária, histórias, música, agricultura... ). Verdade seja dita, imaginação não lhes falta!
..
.

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA - EXPLOSÃO DE CORES

.
 .
Registo de Eduardo Lopes - 2.º ano

domingo, 30 de março de 2014

PROBLEMA DA SEMANA - RESULTADOS

.
Este domingo trouxe consigo a mudança da hora mas, apesar disso, as rotinas mantêm-se, tal como o anúncio dos resultados de mais um problema matemático.
Os participantes começam a ganhar-lhe o jeito e, desta vez,  não se deixaram ludibriar, respondendo acertadamente quase em uníssono. Ainda bem.
As contas, desde que se tivessem alguns cuidados, eram boas de fazer, tal como mostramos na tabela seguinte:
.
.
Pois é, a resposta era mesmo 15 vacas e 12 galinhas. E, como nestas coisas há sempre alguém mais rápido, há que parabenizar o vencedor. Parabéns, Bernardo!
Devido à interrupção letiva da Páscoa, o "Problema da Semana" também vai entrar em período de descanso. Voltaremos, contudo, no 3.º período. Até lá, uma Feliz Páscoa!
.
.

sexta-feira, 28 de março de 2014

PROBLEMA DA SEMANA - VACAS E GALINHAS

.
A ruralidade, na zona onde vivemos, é questão incontornável. Assim sendo...
.
.
O João e a Rita foram à quinta dos avós, onde há vacas e galinhas.
Ao todo o João contou 27 cabeças. A Rita contou as patas e encontrou 84.
Quantas vacas e quantas galinhas há na quinta?
.
.

A COMUNIDADE E A SEMANA DA LEITURA

.

.

O nosso bem-haja a todos!
.
 

EXPLOSÃO DE CORES

Como forma de dar as boas-vindas à primavera :), os alunos do 2.º ano envolveram-se numa explosão... de cores! Fenómenos da natureza à parte, aqui a ciência experimental tem a cor predominante.
.
Material:
- um prato fundo
- um pouco de leite
- corantes alimentares (de várias cores)
- um palito
- detergente da loiça
.
As hipóteses sobre o que poderia acontecer ao misturarmos os líquidos colocados à vista de todos foram quase todas "explosivas" e repletas de muita imaginação. Nada melhor do que experimentar e ver o que realmente acontece!
Seguiram o procedimento, observaram e tiraram as devidas conclusões.
.
Colocar um pouco de leite num prato fundo e deixar "repousar"
para que o leite esteja sem se mover no prato.
Pingar algumas gotas de corante alimentar (de várias cores), sem os misturar.
Depois de molhar a ponta do palito no detergente da loiça, colocá-lo no
meio de cada mancha de corante e...
... PUFF! O verde explodiu!
E... PUFF! Agora foi o vermelho que explodiu!
"Passeando" o palito através das cores ...
... elas misturam-se formando manchas coloridas!
Quantas coisas eles imaginaram nestes e noutros padrões de cores incríveis!


Aqui deixamos um exemplo de como a tensão superficial atua num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
.

CAMPEONATO SUPERTMATIK - 2.º ANO

.
Ao longo da semana, os alunos do 2.º ano entregaram-se de forma competitiva e animada ao campeonato do SuperTmatik. As eliminatórias intra-turma foram-se sucedendo e, para além do verdadeiro objetivo do jogo - desenvolver o cálculo de forma divertida -, experimentaram-se mil e uma emoções, vividas intensamente!
Aqui ficam os resultados finais e alguns momentos desta competição:
.
1.º lugar - Guilherme Duarte
2.º lugar - Dinis Santos
3.º lugar - Eduardo Lopes
4.º lugar - Alexandre Bento
.

.

.


 
.
 
.
 
Parabéns a todos e desejamos boa sorte aos apurados das duas turmas que irão ainda disputar a Grande Final Online, que decorrerá de 21 de abril a 5 de maio.
.


quinta-feira, 27 de março de 2014

CAMPEONATO SUPERTMATIK - 4.º ANO

.
Nos últimos tempos, a nossa turma andou a praticar um jogo chamado SuperTmatik e, nestes dois dias, fez-se o campeonato para ver quem era o campeão da turma.
Ninguém desconhece o jogo SuperTmatik, pois já cá jogámos muitas vezes.
Tudo começou - o campeonato - quando o sr. prof. Agostinho pôs os nossos nomes em papeis e fez o sorteio.
Os jogos foram decorrendo, cada vez com menos pessoas. Os nervos eram cada vez mais mas, às vezes, parecia que o árbitro ainda estava mais nervoso!
Ao fim de algum tempo de suor (16 jogos) o resultado final foi o seguinte:
1.º lugar - Fábio Reis
2.º lugar - Madalena Filipe
3.º lugar - Francisco Araújo
4.º lugar - Miguel Pires
Eu acho que o jogo SuperTmatik é uma boa forma de desenvolver o cálculo mental. Não só o desenvolvemos, como também nos divertimos.
.
Texto: Madalena Filipe - 4.º ano
.
As eliminatórias...
.
...foram intensamente disputadas.
.
Meias-finais: Fábio - Francisco Araújo...
.
...e Madalena - Miguel.
.
O jogo que definiu o 3.º e 4.º lugares.
 .
A empolgante final.
 .
Tudo acabou em apoteose.
.
.

quarta-feira, 26 de março de 2014

AS PLANTAS DA NOSSA ESCOLA

.
 

No Estudo do Meio, a turma do 2.º ano anda a estudar as plantas.
Na nossa escola há árvores, arbustos e muitas flores!
Na semana passada, a aula sobre as plantas foi ao ar livre para podermos observá-las com outros olhos.
No jardim da nossa escola temos alguns arbustos: laurus, buxos e pessegueiros de jardim. Temos também uma grande variedade de flores: hortênsias, gladíolos, lírios, austromélias, malmequeres, trepadeiras, bengalas de São José, despedidas de verão, alfazemas, catos, roseiras, margaridas, agapanthus...
Há também uma planta aromática, a hortelã! E como cheira bem!
Depois temos um conjunto de árvores: dois carvalhos de folha miúda, um carvalho de folha larga, uma tília e uma macieira.
É a Teresa que costuma tratar do jardim. Ela arranca as ervas daninhas, sacha a terra, poda as roseiras e rega as plantas.
Temos tantas plantas na nossa escola! Agora ainda é o verde que predomina mas daqui a pouco tempo o nosso jardim vai ficar muito mais colorido!
Obrigada, Teresa!
.
Texto: Sara Marques - 2.º ano
.