domingo, 15 de março de 2015

PROBLEMA DA SEMANA - RESULTADOS

.
Olá a todos!
Mais um problema da semana que fica para trás, desta vez às voltas com bolachas.
Embora com algum grau de dificuldade, o desafio não era complicado de resolver. O mais aconselhável, neste género de problemas, é começar pelo final, fazendo as continhas em sentido inverso ao explanar da questão. Então vamos lá:
No final a Maria ficou com quatro bolachas, e é esse o nosso ponto de partida. Esse número correspondia a metade, tendo dado a outra metade ao seu irmão. Logo, 4 + 4 = 8. 
Como antes tinha comido uma, vamos juntá-la às outras: 8 + 1 = 9. Ora esse valor, nove, correspondia a metade das que tinha antes, tendo dado a outra metade à irmã. Assim sendo, 9 + 9 = 18. Chegados aqui, falta só juntar a bolacha que a Maria comeu no início: 18 + 1 = 19. Respondendo, então, à questão levantada no problema, parecem não restar dúvidas de que a Maria tinha, no início, 19 bolachas.
Espero que tenhamos sido suficientemente claros, que não tenhamos deixado cair qualquer migalha de bolacha na explicação. :)
Bem, parece que só falta anunciar o vencedor. E, espreitando para a caixa de comentários, o primeiro concorrente a responder de forma acertada foi o Rodrigo Pereira, do 4.º ano, que amanhã receberá o seu chocolate. Parabéns, Rodrigo!
Como a próxima sexta-feira coincide com o último dia de aulas do 2.º período, o Problema da Semana só voltará depois da Páscoa. Até lá, que a vida seja sorridente para todos!
.
.

3 comentários:

Guilherme Duarte disse...

Parabéns Rodrigo!

Bernardo disse...

Bernardo Martins

Parabéns Rodrigo

Fabiana 4 ano disse...

Muitos parabéns !