.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhD6HMvw2Vw4lTFjSmyRiH5YMpQPt8fx2U6d4Twt_xJ8do7IUJoDFT8Oe-BYXIofoE0fYgQOQzW1E5UbP_UbilsatXYUsO2zp7HThUWLXRane6-baANwIOPdjATPFFT8t1KHlMhMRn41T4/s1600/Lara.jpg) |
Desenho de Lara Faria - 1.º ano |
.
A família, centro gravitacional de qualquer criança, é a instituição onde, sob a transversalidade dos afetos, se forjam os primeiros olhares para o mundo, assumindo-se como cordão umbilical de perpétua duração.
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9FINwHunvzqcAYP2GnGuW4VrmKgiVm77kGhwADbSA8B7aDBKZ7GSRegsWYwSscmt2FCfKSIm-zgZUEhPDSwZmi9UYHOxM4Unuohj0ucimYbymB18JE7L1WZzHHAZNbiDJxbr-EOvsbG8/s1600/Beatriz+R.jpg) |
Desenho de Beatriz Ribeiro - 1.º ano |
.
Quando uma criança, de tenra idade, tenta retratar o que a rodeia, todo e qualquer ângulo de observação poderá ser revelador: o traço, a cor, a composição, o tamanho...
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9D-0EuDYdOS8a5W-mNbeeY7UexOFDqgGb3M1Yxp_SQj6MrkdMPD6YdmuIGlu0t6yPB0sESSv71RTdGciFECLvP7GdGOiNyp25xDHgS_RgQvtHFNYS0XOVnWOg5e0cuZuDMDDuMLwAS3U/s1600/Joana+A.jpg) |
Desenho de Joana Augusto - 1.º ano |
.
Seja como for, quando uma criança de 6 anos se envolve na tarefa de desenhar a sua família, há algo de muito forte que a motiva, que a impele.
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7yqdWz5ej5C2TwJYYQ5ilwfqSdEk4jq95gu5yoy-H-wBc_fIX8OiqOePuDgZGG8v6xSghR3T5lT5Ay7NuyVepVUMVXg8XHGNv3vRiPfiY_3MeGdmz_3jiwh4fw1Y3wn3RmgNZYTOpZ6k/s1600/Jos%C3%A9.jpg) |
Desenho de José Martins - 1.º ano |
.
Os afetos, os imprescindíveis afetos, são sempre elemento condicionador da composição, deixando, aqui e ali, sinais reveladores da forma de como se olha o mundo.
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsjXG5jOLcnDJelNeColuyzD13T4hNIoQoriPLX2GK1K9cw7MuG0u6oXSOxT95KmN3YpKbRC-AIfTIA-M1AkzBOTXV0tUiTjw1QFGgrC98Aph6y0oUbtOlvC-hAgMZqoKZxZp7m1qpjqg/s1600/Matilde+S.jpg) |
Desenho de Matilde Saraiva - 1.º ano |
.
À medida que a criança vai crescendo, com novos dados sobre o mundo que a rodeia, o traço com que representa as coisas vai-se alterando: começam a surgir mais pormenores, o traço fica mais definido, o critério de utilização das cores é mais seletivo.
.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEillO8qQneP3k2zZhLDrWeESbvO0Ybrzi5FZ6c0G9-wiIHeuLoggNS-mHy1IYp-E6llw9CGeWf_1lS3_OgHss2wSIrPax46dEQdwtPZZ9EgU7FPEY3L5oiXUOQn2_lup4BHKvcrbGBcaU8/s1600/Rodri.jpg) |
Desenho de Rodrigo Antunes - 1.º ano |
.
A forma como uma criança vê o mundo está em constante mutação. Mas, para lá de todas as considerações, fica a certeza: o registo destes "artistas" irá, quando eles crescerem, despertar alguns sorrisos.
.
.
2 comentários:
Silvia disse:
Obrigada MATILDE, lindo desenho...
Que desenhos tão lindos.
Adorei o teu, Joana.
Que flor tão fantastica.
Enviar um comentário