segunda-feira, 12 de maio de 2014

O PRAZER DA ESCRITA

.
Às vezes, logo pela manhã, eles chegam à escola e o olhar espelha a ansiedade de contarem as novidades do fim de semana. Falam de diversos acontecimentos, de passeios, de visitas, de festas... Outras vezes, trazem para a escola uma ou outra "surpresa" (é assim que eles lhes chamam) que, nesses dias, fizeram por vontade própria...
Desta vez, alguns alunos quiseram partilhar com os colegas a história que tinham escrito e ilustrado. Fruto de uma memória ou da sua imaginação, o importante é sentirem prazer no ato de escrever...
E quando nos perguntam se as histórias podem ser publicadas no blogue da escola, é claro que só podemos responder afirmativamente!
.
 .
Chamo-me Bobi. Sou um cachorrinho meigo e vivo em casa da minha amiga Clementina.
Vejam! Estou a dar os primeiros passos! Não é fácil! O passeio no jardim cansou-me. Por isso, enrosco-me no meu cestinho para descansar.
Mordiscar é o meu jogo preferido! Quando encontro uma pantufa no chão dou-lhe logo uma dentada.
Agora, brinco com o meu fiel amigo Teddy, um ursinho mesmo muito simpático. Posso fazer-lhe cócegas, beliscá-lo ou mordiscá-lo, que ele nunca se queixa.
Que é isto? Uma casa em cima de um corpo sem patas e... que anda! Au, au, au, quem és tu? Tens um ar simpático!
- Sou um pintainho e procuro a minha mamã galinha. Sabes onde está?
Ah, está aqui o meu irmão Nestor! Adoro arreliá-lo e mordiscar-lhe as orelhas.
Iupi! Encontrei um osso... Vou escondê-lo na caverna dos tesouros. Umas escavadelas e já está. O buraco é bastante fundo!
Esta é aminha casota. É aqui que eu moro e onde fico a guardar a casa. Se um dia passarem perto, venham cumprimentar-me!
.
Texto e ilustração: Alexandra Abrantes - 2.º ano
.
.
 .
Os meus canários tinham bico bicudo e penas. Eles eram todos brancos e tinham patas muito miudinhas. A Lola costumava fazer-se de gorda, mas ela não era gorda.
A gaiola deles tinha três paus para eles se pendurarem e um baloiço para se baloiçarem. Também tinha grades para eles não fugirem e comida para se alimentarem. Eles comiam uma espécie de bombons retangulares e vermelhos, que eram os seus favoritos. Também comiam umas bolinhas amarelas que eu nunca cheguei a saber o nome certo, mas talvez se chamassem "bolinhas amarelas".
Os meus canários faleceram no dia 16 de setembro de 2013... Nesse dia, quando eu acordei e ia tomar o pequeno-almoço, olhei para a gaiola e não vi lá os canários. Depois fui a correr ter com a minha mãe e perguntei-lhe sobre os canários. Logo depois, a minha mãe respondeu-me que eles tinham morrido. E eu perguntei-lhe onde é que os tinha metido e ela disse-me que os tinha metido no lixo.
Agora, quero enviar-lhes esta pequena mensagem:
.
Lucas e Lola, adoro-vos!
                             .............Espero que estejam bem lá no céu!
                     .............Amo-vos do fundo do coração!
.............Vemo-nos no céu!
.
Texto e ilustração: Eduardo Lopes - 2.º ano
.

1 comentário:

afonso 2 ano disse...

coitadinhos