segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ACORDES DE INSPIRAÇÃO EM ÁRVORE SEM FOLHAS

.
.
Nas traseiras da escola, num cantinho, há uma árvore que, na primavera, se enche de densas folhas, protegendo do sol quem se aventura nas brincadeiras do recreio. Mas, por ora, os seus ramos permanecem nus. Depois de os alunos a observarem, com chamadas de atenção a pequenos pormenores, surge o desafio: escrever um texto, vindo lá do "fundo", suscitado pelo observado.
.
Desenho de Francisco Paulo - 3.º ano
.
É inverno. Há muito vento e muita chuva, e as árvores estão sem folhas. Mas a primavera já espreita, já se nota em algumas árvores as florzinhas pequeninas a rebentar.
A Natureza está cada vez mais a abrir o olho, está a começar a acordar. Estava adormecida num sono muito profundo.
O silêncio (do inverno) está a acabar. Vem aí a primavera: os pássaros a cantar, as flores a florir, a alegria da Natureza! E um cheiro tão agradável, é mais que maravilhoso!
Tudo isto é primavera. Todos despertam com o som da primavera, o encanto da primavera, o cheiro da primavera...
As flores estão cada vez mais a crescer, e é tão giro vê-las. As abelhas vão estar de volta ao trabalho, as suas folgas acabaram-se, vamos começar a ter mel.
Muitos animais vão acordar da sua hibernação.
A Natureza é assim, tudo nos está a rodear e nós nem notamos. A Natureza é maravilhosa!
.
Texto de Madalena Filipe - 3.º ano
.
Desenho de Rita Mesquita - 3.º ano
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Magnífico trabalho:
duas telas muito bem desenhadas e um texto pleno de vida, feito de pétalas que vão abrindo e nos oferecem tantos aromas primaveris...
Quanta inspiração!
Parabéns!

JB

beatriz nisa 4ºano disse...

Parabéns francisco paulo o
teu desenho está um maximmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmo