sexta-feira, 25 de março de 2011

COMPRIMENTOS

.
Tomando consciência de que as unidades de medição foram das primeiras ferramentas inventadas pelo Homem, uma vez que as sociedades primitivas necessitavam de fazer medições para inúmeras tarefas (construção de habitações, moldagem de roupas, troca de alimentos ou matérias-primas...) hoje, os alunos do 3º ano, puseram mãos-à-obra e empenharam-se na "construção" da unidade principal das medidas de comprimento - o metro. É que depressa verificaram que utilizar as mãos, os pés, os antebraços para fazer medições implicava resultados diferentes...
Decímetro a decímetro foram assim "construindo", neste caso, o metro articulado.
Efectuando algumas medições na sala de aula, pois o tempo não permitiu a saída para o exterior, concluíram que se queremos medir grandes extensões, esta unidade de medida é muito "pequena"; por outro lado, se queremos medir extensões muito pequenas, esta unidade torna-se muito "grande", e daí a necessidade de existirem outras unidades de medida: os múltiplos e os submúltiplos do metro.
De forma simples, mas prática, esta noção foi interiorizada e será consolidada nas próximas aulas.
.

.

Sem comentários: