terça-feira, 28 de setembro de 2010

A VISITA DO GAFANHOTO

..
Os nossos caloiros têm andado numa azáfama.
A introdução à aprendizagem dos rudimentos da leitura tem-lhes exigido um enorme esforço, e o trabalho parece nunca acabar. Soletram, desenham fonemas e, a par da motivação sempre necessária, é-lhes proposto trabalho, trabalho e mais trabalho...
Ontem, porém, a rotina foi alterada por um visitante não convidado. Um enorme gafanhoto, vindo não se sabe de onde, poisou na mochila do Rúben, provocando uma enorme agitação na sala. Incapazes de controlar a emoção, os pequenotes levantaram-se do lugar e, com alguns gritos duma espécie de entusiasmo, rodearam a mesa do colega. Este, entretanto, já se tinha afastado do gafanhoto, pois o seu tamanho impressionava.
O professor tentava repor a ordem, e lá lhes explicou que o melhor era abrir a janela para o bicharoco sair. E assim se fez. Só que o gafanhoto não estava pelos ajustes, e saltava sempre na direcção contrária. Mais gritos, mais entusiasmo...
Finalmente, com a ajuda de uma espátula, lá se conseguiu levar o gafanhoto para a janela, que aproveitou para dar às de vila diogo.
Esbatidos os últimos comentários, a calma voltou a reinar na sala. O gafanhoto apenas trouxera uma pequena pausa ao trabalho incessante dos nossos caloiros.
.
.

3 comentários:

Isabel disse...

Confesso que com um amiguinho desse tamanho até eu fugia! É que até os gafanhotos mais pequenos dão saltos tão altos que fará esse grande atrevido!
Ainda bem que ele continuou a sua viagem. Assim é que é, amiguinhos dos animais :).
Isabel Adriano

Sónia Martins disse...

"Mãe, hoje tivemos outra visita...mas esta não vais conseguir adivinhar!!! E tivemos que o convidar a sair pela janela!"
Relamente não adivinhei, e verdadeiramente não consegui imaginar o tamanho!!!
Boa viagem Sr. Gafanhoto!!!
(Bem haja professor por nos permitir espreitar estes pequenos mas tão importantes momentos do dia-a-dia dos nossos filhos.)

Mónica Andrade disse...

Realmente é um "senhor gafanhoto"!!deu um "salto" para divertir os nossos "pequenos caloiros";
Houve uma menina que à noite ao contar esta aventura me perguntou:"Mãe, e se amanhã ele voltar a entrar pode precisar de ir à tua clínica para o tratares?"!Espero que não!-eu também tenho muito respeito por estes "pequenos"bicharocos!
Mónica Andrade