quarta-feira, 9 de junho de 2010

O FOGO E... A MENINA DO MAR

.
Ao longo das últimas aulas, os alunos do 2º ano têm dado cumprimento a diversas experiências com alguns materiais e objectos de uso corrente. Desta forma, vão retirando aprendizagens das suas actividades práticas, comparando e agrupando materiais segundo algumas das suas propriedades.
A este propósito, verificaram que alguns materiais podem arder e outros não. Com a devida segurança, observaram se o papel, o prego, o plástico, a lã, a pedra, entre outros, eram materiais combustíveis ou incombustíveis. Depois de tirarem as devidas conclusões e de efectuarem os registos, passaram do mundo científico para o mundo da ficção.
. .
E, a brincar a brincar, é sempre bom ter um livro à mão que, para além do conteúdo fictício, também transmita informação sobre a realidade que nos rodeia! Assim sendo, ouviram ler um excerto da obra "A menina do mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen e dialogaram sobre alguns benefícios e malefícios do fogo, referidos na história.
Depois da curiosidade se ter instalado sobre as características das personagens principais desta história, os alunos foram desafiados a desenharem a menina do mar. Apercebendo-se de algumas diferenças entre ela e o rapaz que vivia na casa branca, a imaginação não faltou! Aqui ficam alguns trabalhos exemplificativos.
.





.
.
.
.
.
.
.
Ilustrações: Ema (em cima), Joana Amaral (à esq.) e Guilherme Pacheco (à dir.) - 2º ano
.
.

2 comentários:

Ema Bianca disse...

Ema Bianca Muito obigada senhora Professora Julia. 11 de junho de 2010 18:10

Anónimo disse...

Que bonito desenho Ema!
Es uma artista!
Talento não te falta!

Joana Rita 3ºano