A exploração da obra, da autoria de José Jorge Letria, ocupou três sessões:
.....1.ª sessão - entre outras actividades, leitura até à página 14;
.....2.ª sessão - entre outras actividades, leitura até à página 23;
- Com apoio do professor, os alunos relembram, sob a forma de reconto, o que foi lido anteriormente.
- Os alunos formulam hipóteses sobre o que o duende vai explicar ao Francisco e que constitui a solução do problema (ficha de trabalho).
- O professor lê, em voz alta, as restantes páginas da obra.
.....Exploração do livro
- O professor relembra a seguinte afirmação do texto: «essa dádiva que valia um tesouro…» – pág. 25. (Qual era a dádiva? Valeria realmente um tesouro?)
- Enumerar as características de uma planta saudável e, simultaneamente, os cuidados que exige essa planta. Enumerar algumas das características de um bom livro (uma boa história; palavras bonitas; prender a atenção do leitor; ter belas ilustrações; estar escrito com correcção, etc.) e os cuidados a ter com um livro para que ele «viva saudável» (não dobrar as folhas; guardá-lo num local adequado, etc.).
- Colocar os alunos na situação de possuírem um canteiro com livros.
- O que é um bom leitor? Pode haver bons escritores sem serem bons leitores? …
-Ficha de trabalho (livros preferidos, características de um bom livro, o que é um bom leitor…).
.
Ler, para muitos dos nossos alunos, é um prazer. Mas, e esse é o nosso trabalho, é uma sensação que tem de ser constantemente alimentada, cuidada, tratada, mimada...
.
1 comentário:
Na aula do PNEP tratámos o livro "O Canteiro dos Livros". Gostei muito da história.
Espero que o professor leia mais livros.
Pedro Miguel Almeida Penetra
Enviar um comentário