sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PEDAÇOS DE OUTONO

.
No dia 21 de junho de 2015 houve uma árvore que teve o seu milésimo filho!
Esse filho passou a chamar-se Folhote. Foi uma grande alegria para a árvore!
Os meses foram passando e o Folhote foi crescendo.
No dia 23 de setembro, o Folhote caiu dos ramos da sua mãe e, desesperado, começou a gritar:
- Segura-me com as tuas raízes, mãe!
E a mãe respondeu:
- Não posso, tens de seguir a tua vida, filhinho!
Passados alguns dias, o Folhote foi começando a esquecer o que aconteceu. O vento continuou a levar o Folhote. Do Porto, passou por Castelo Branco... 
Até que um dia, o Folhote parou na Escola de Aldeia de Joanes. Esteve lá algum tempo e, a 30 de setembro, um menino chamado Eduardo apanhou-o e colou-o numa folha de papel. 
O Eduardo guardou a folha de papel no dossiê e, a partir desse dia, o Folhote viveu feliz para sempre, e até podia falar com outras folhas, só que de papel.
.
Texto: Eduardo Lopes - 4.º ano
.
.
Era dia 23 de setembro e eu estava na escola a desenhar uma folha de outono. Tentava fazer os primeiros traços e dei comigo a perguntar-me como iria desenhar uma folha de outono... Chamei a professora e perguntei-lhe:
- Professora, como se desenha uma folha de outono?
- É simples! Olha, vou mostrar-te...
E então lá me mostrou como desenhar uma folha...
Depois, olhei para a janela e sussurrei para a minha amiga Laura:
- Laura, no intervalo, queres brincar comigo?
- É claro que sim! - exclamou a Laura.
Estava quase a terminar o meu bonito desenho quando, ao meu lado, vi uma folha leve a voar, soprada pelo vento. 
- Onde vais? Leva-me contigo!
- Não posso! - disse a folha.
- Porquê?
- Porque não sei para onde vou, não sei das horas de partir e de chegar, e podia ser perigoso!
- Ohhhh! Então, até breve!
- Adeus! - sussurrou a folha.
Depois disto, olhei de novo para a janela e vi o vento que soprava, soprava...
- Vento, porque levas as folhas para longe das suas casas?
- Porque é a vida das folhas e é o meu dever! - lamentou o vento.
Tocou para o intervalo e contei tudo à Laura.
.
Texto: Sara Marques - 4.º ano
.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

.
.
Ao longo deste ano letivo, uma vez por semana, o professor Joaquim Fonseca estará presente na sala do 4.º ano para desenvolver atividades relacionadas com o projeto-piloto "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico".
A principal finalidade deste projeto visa que "os alunos não só aprendam a programar mas, ao mesmo tempo, aprendam programando", desenvolvendo a criatividade em ciências de computação e promovendo uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador, em articulação com as diversas áreas curriculares, contribuindo para o pensamento computacional.
Na passada terça-feira, a presença do professor Joaquim, e da mala que acautelava os 16 Magalhães, justificava os olhares expectantes dos alunos. Muitos deles, é verdade, já vão dominando algumas das potencialidades das novas tecnologias mas, neste mundo da literacia informática, há tanto para descobrir e aprender!
.
.
Antes de deitarem mãos ao Magalhães, o professor Joaquim explicou à turma como funciona um computador. Falou do sistema operativo, dos caracteres necessários que representam as letras e os números e, vestindo a pele do computador, os alunos pensaram e agiram como ele. Sem dúvida que o interesse e a curiosidade estavam instalados e facilmente perceberam que tal como aprenderam a ler, utilizando as 26 letras do alfabeto, tal como aprenderam a contar, recorrendo ao sistema de numeração decimal, também o computador tem a sua linguagem própria através de um sistema binário.
Após esta interessante abordagem teórica e prática, tinha chegado o momento de "desfazer" a mala e de dar as boas-vindas ao Magalhães. E assim fizeram.
.
.
Não há dúvida que eles aguardam ansiosos pelas próximas aulas!
.
.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

terça-feira, 29 de setembro de 2015

PARABÉNS, JOANA!

.

.Já chegou o meu aniversário
O bolo da Minnie é de pasmar
Amigos quero convidar e
Neste dia tão especial
As nove velas vou apagar.
.
Gosto muito de aprender
Obrigada a quem me ensina
Muito gosto de viajar
Estudar, saltar e brincar e
Sou fã da tangerina.
.
Adoro estar na escola
Gosto muito de crescer
O azul é a minha paixão
Sou boa menina, podem crer!
Tenho amigos de verdade
Isso é importante também, mas
Nunca me posso esquecer do
Hélder, que é meu pai, e da
Odete,  a minha querida mãe!
.
Acróstico: Joana Agostinho - 4.º ano
.
Ilustrações dos colegas da turma
.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SÍMBOLOS DE PAZ

.
.
Há dias comemorámos, por aqui, o Dia Internacional da Paz. Pretexto mais que suficiente para que as turmas dos 1.º e 3.º anos fossem mais no tema.
Depois do trabalho, digam lá se a árvore, cheia de pombinhas e balões brancos, não ficou mesmo bonita?
.
.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A SEGURANÇA PASSA POR TODOS

.
 .
Procurando sensibilizar para uma cultura de segurança, e à semelhança de anos anteriores, ontem recebemos na nossa escola a visita do Cabo Cerdeira e do Cabo Mota, elementos da Escola Segura do Fundão.
A prática de atitudes corretas para um crescimento livre e seguro passa por todos. E, nesse sentido, foram várias as recomendações e os conselhos transmitidos aos alunos sobre regras de circulação na via pública, importância e uso adequado da cadeira, perigos na utilização de redes sociais...
Deixamos o nosso sincero agradecimento aos elementos da Escola Segura.
.
.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

OS NOVOS CALOIROS

.
.
Como elemento integrante da vida, em que a renovação é constante, a nossa escola assiste, todos os anos, à chegada de um novo grupo de alunos. São os caloiros, facilmente identificáveis pela postura e pelo brilho dos olhos, ávidos de abraçar o mundo.
Este ano são 23, e vão ficar a cargo do olhar atento e empreendedor da prof.ª Fernanda.
Bem-vindos, amigos!
.
.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

PARABÉNS, JOSÉ MIGUEL!

.
 .
Olá, eu sou o José.
Eu gosto de brincar. 
O meu melhor amigo é o Diego.
O meu brinquedo favorito é um lego ninja.
Eu gosto dos meus colegas.
Eu hoje faço sete anos.
.
Texto: José Miguel - 2.º ano
.
.
O José Miguel é meu amigo e hoje faz sete anos. Hoje é dia de festa.
Ele gosta de jogar futebol.
Ele é o melhor a lançar piões.
Também é inteligente.
O seu animal preferido é a chita.
A cor preferida dele é o vermelho.
Ele gosta de fazer bolos com a mãe.
Parabéns, José Miguel!
.
Texto: Beatriz Ribeiro - 2.º ano
.
.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

.
.
Após o preâmbulo de sexta-feira, onde o primeiro contacto, com alunos e pais, serviu, essencialmente, para alinhavar algumas das linhas com que pretendemos "costurar", da melhor forma, mais um ano de aprendizagens, podemos considerar, com toda a propriedade, que hoje sim, foi o primeiro dia de aulas, o tal do reencontro, tão aguardado por muitos. E logo com uma importante efeméride para comemorar.
Por volta das nove, e contrariando o ar sorridente dos seus donos, as mochilas, no transpor do portão, bem gemiam com o peso. Pudera, iam atestadinhas de manuais e do material necessário para enfrentar muitos dos desafios que o novo ano reservará aos seus bípedes proprietários! Felizmente que os armários das salas, após supervisão dos professores, passaram a ser os fiéis depositários da maioria daquele peso.
À tarde, e já atenuadas as saudades, as quatro turmas, a pretexto da celebração do Dia Internacional da Paz, marcaram encontro no recinto do mais idoso dos edifícios. 
Os ingredientes, para meia hora de puro simbolismo, eram simples: t-shit branca, uma pala de cartolina com uma pomba, balões brancos, um poema, música de fundo. No final, a apoteose: o soltar de uma pomba, desenhando no ar espirais de múltiplos e prometedores anseios...
No dealbar de um novo ano, num mundo cada vez mais conturbado, nada melhor que promover, ainda que simbolicamente, sementeiras de paz.
.
.
.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

INÍCIO DO ANO LETIVO

.
Sexta-feira, 18 de setembro
.
9:00 - Receção dos alunos e pais/encarregados de educação
.
Segunda-feira, 21 de setembro
.
9:00 - Início das atividades letivas
.
.