quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FUINHAS, TRITÕES, SACA-RABOS, JAVALIS E OUTROS QUE TAIS...

.
.
A Gardunha, emblema natural das gentes desta zona, é uma formosa senhora, enfeitada de lendas, que alberga uma grande diversidade de seres vivos, tanto animais como vegetais. Mas, apesar da sua proximidade, ainda há muita gente que a desconhece, em particular os mais novos. Daí o esforço para que, sempre que possível, integremos o seu conhecimento nas aprendizagens dos nossos alunos.
O Gabinete Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Fundão, com provas dadas nesse vínculo, tem sido a entidade referencial para a implementação dessas aprendizagens. E, ano após ano, as sessões, práticas e teóricas, têm-se sucedido, sendo os benefícios bem evidentes.
Este ano propusemo-nos conhecer um pouco melhor a fauna e a flora características da Gardunha. As sessões teóricas, a cargo de Sandra Leitão, estão a despertar, em crescendo, a curiosidade dos nossos alunos, e a ideia é mesmo essa. Quando chegar a primavera queremos essa vontade de saber mais no pico mais alto, momento mais que adequado para os levarmos em passeio para a serra, onde terão que identificar algumas espécies.
Ontem, com os alunos do 1.º ano, e hoje, com os do 3.º, foi tempo de falar de fuinhas, texugos, lagartos de água, saca-rabos, javalis, tritões, salamandras, raposas, chapins de poupa... Para a semana será a vez dos alunos do 2.º e 4.º anos.
A Gardunha, tão perto e tão longe!
.
.

2 comentários:

Guilherme Duarte disse...

Isto fio giro gostei muito de a Sandra vir
a falar sobre os animais da serra da Gardunha.
OBRIGADO SANDRA POR TER NOS EXPLICADO AS COISAS
SOBRE A SERRA DA GARDUNHA. E já agora o meu animal
favorito é o cão e a fuinha!

Eduardo 3ºano disse...

Obrigado pele visita, Sandra!
Aprendi muito sobre animais!