terça-feira, 27 de janeiro de 2015

HISTÓRIA(S) DA BOLACHA MARIA

.
A exploração do texto "Bolacha Maria" de António Torrado proporcionou aos alunos do 3.º ano uma diversidade de saberes e sabores! 
O texto narrativo, que apresenta uma Bolacha Maria que se julga especial e diferente de todas as outras do pacote, ao ponto de querer ser chamada de dona Maria Emília de Melo e Sousa Trigo de Reboredo Farinha..., suscitou algumas curiosidades nos alunos. Entre outras, saber quem teria criado a tão atual e conhecida bolacha Maria.
De forma resumida, aqui deixamos algumas das descobertas realizadas.

Maria Alexandrovna
(1853-1920)
.
A bolacha Maria foi criada em 1874 por padeiros ingleses para comemorar o casamento da grã-duquesa Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque Alfredo de Edimburgo, o segundo filho da rainha Vitória. Para a homenagearem, os padeiros confecionaram uma bolacha redonda, com um friso decorativo, gravando ao centro o nome da grã-duquesa: "Maria".
Tal como outros casamentos britânicos, esse casamento foi seguido com grande interesse em toda a Europa e toda a gente quis provar as bolachas com o nome da noiva, passando a ser fabricada e distribuída um pouco por toda a parte...
Foi muito popular na Guerra Civil Espanhola, durante a qual foi considerada símbolo da prosperidade da economia ao ser produzida com os excedentes de trigo.
A bolacha Maria é também um ingrediente muito utilizado na confeção de receitas de sobremesas...
.
Trabalho coletivo - 3.º ano
.
.

1 comentário:

Guilherme Duarte disse...

UAU brutal isto é que é.