quinta-feira, 30 de abril de 2015

A MINHA MÃE

.
Maria João Marques - 2.º ano
.
Ana Sofia Franco - 2.º ano
 .
.

SE FOSSE UM ANIMAL...

.
.
Se fosse um jaguar,
gostaria de investigar.
.
Se fosse um leão,
tinha um enorme coração.
.
Se fosse um dragão,
vivia num vulcão.
.
Se fosse um tubarão,
comia um salmão.
.
Se fosse um leopardo,
queria encontrar um moscardo.
.
Se fosse um peixe-espada,
tinha uma namorada encantada.
.
Se fosse uma iguana,
metia medo à Joana.
.
Se fosse um crocodilo,
Chamava-me Gigante Grilo.
.
Se fosse um texugo,
andava às costas do Hugo.
.
Se fosse um pardal,
vivia num dedal.
.
Se fosse um camelo,
vivia num cubo de gelo.
.
Se fosse uma cobra,
fazia uma grande obra.
.
Texto de Guilherme Passarinho - 4.º ano
.
.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

SUPERTMATIK - GRANDE FINAL ONLINE

.
Rodrigo Antunes
Campeão: 1.º ano
Joana Matias
Vice-campeã: 1.º ano
 .
Falta realmente pouco tempo para o final de mais um ano letivo, mas ainda há muito trabalho pela frente. O que já terminou foi a participação dos nossos finalistas no IX Campeonato Supertmatik Cálculo Mental. 
Os campeões e vice-campeões do 1.º e 3.º anos participaram ontem na última etapa deste campeonato. Cada finalista realizou três jogos online, procurando obter o melhor resultado, pois será esse o contabilizado para o posicionamento no ranking supertmatik 2015. 
Cumpriram, sim senhor, as exigências até à última conta, procurando desvalorizar o nervosismo e dar relevo à concentração e à rapidez na escolha da resposta correta. 
Temos a certeza que, acima de tudo, se divertiram e foi mais uma experiência enriquecedora. Agora, serenamente, só nos resta aguardar os resultados que serão divulgados no próximo dia 11 de maio.
Parabéns, desde já, pelo vosso empenho! 
.
Eduardo Lopes
Campeão: 3.º ano
Afonso Carrasco
Vice-campeão: 3.º ano

terça-feira, 28 de abril de 2015

LEITORES DO TRIMESTRE

.
Ler é dar lastro aos sonhos e avivar as cores da alma.
.
Há hábitos bons, e este é um daqueles de que a nossa escola não quer prescindir. Todos os trimestres, após árduo trabalho de estímulo à leitura, os nossos registos (fichas de leitura) são vasculhados, a pente fino, para apurar os maiores leitores de cada turma, com base nos livros requisitados para leitura domiciliária. E este trimestre, para satisfação dos próprios, os destaques vão para...
.
1.º ano
.
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Hugo Miguel Arribança Oliveira
.
Menções Honrosas (Diploma)
Matilde Nunes Saraiva
Matilde Ribeiro Nogueira
Beatriz Ribeiro Marques
Matilde Martins Esperanço
Lara de Castro Rocha Faria
.
2.º ano
 .
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Maria dos Reis São Pedro
.
Menções Honrosas (Diploma)
Afonso Gonçalves Figueiredo
Bruno Martins Roque
Joana Taborda Félix
João Afonso Coelho Félix
.
3.ºano
 .
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Eduardo dos Reis Lopes
.
Menções Honrosas (Diploma)
Tomás Melo Bento de Matos
Guilherme Fernandes Duarte
Joana Gomes Agostinho
Filipa Alexandra Pereira Ramos Carvalho
Ariana Sofia Batista Tinalhas

4.º ano
.
Leitor do Trimestre (oferta de um livro)
Adriana Cardoso da Cruz
.
Menções Honrosas (Diploma)
Beatriz Pires Manique
Daniela Joaquim Lourenço
Gonçalo Farinha Mateus
Juliana Marques Oliveira
.
Esperamos, sinceramente, que o exemplo dos premiados seja referencial para os colegas e que os hábitos de leitura se instalem, definitivamente, em todos os nossos alunos.
Continuação de boas leituras!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

25 DE ABRIL

.
.
Abril que passa, já pouco sonha,
mas ainda há quem se disponha.
.
.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

À DESCOBERTA DA FLORA DA GARDUNHA

.
.
.
Já aqui foi referido que a "Gardunha (...) alberga uma grande diversidade de seres vivos, tanto animais como vegetais". Tal como a exploração da fauna existente na Serra despertou uma grande curiosidade nos nossos alunos, também o conhecimento das plantas que aí podemos encontrar foi motivo de grande interesse. 
Ontem e hoje, Sandra Leitão "semeou" mais uma sessão teórica nas salas do 1.º e 3.º anos (para a semana será a vez dos alunos do 2.º e 4.º anos).
Enriquecendo as suas aprendizagens sobre a importância das plantas (na alimentação, no vestuário, nos medicamentos, nos perfumes, na madeira, no fabrico de papel, na cor, no solo, como abrigo...), os alunos aprimoraram os conhecimentos, debruçando-se, em particular, na flora existente na Gardunha.
Distinguiram e identificaram árvores e arbustos, como o castanheiro, o carvalho, o sobreiro, o pinheiro bravo, o medronheiro, o freixo, a giesta, o rosmaninho, a urze, a carqueja, a erva das sete sangrias, a abrótea e observaram as folhas e flores de algumas das plantas em estudo. Saber que a Serra da Gardunha é o único local do mundo onde existe a abrótea (Asphodelus bento-rainhae) é, esperamos nós, uma motivação pessoal à sua preservação!
Se o crescer das plantas parece ter sempre algo de mágico, no final desta sessão, os alunos também se envolveram numa espécie de "magia" decalcando algumas folhas de árvores e arbustos com lápis de cera. Surpreendidos, olhavam sorridentes para as folhas que apareciam desenhadas no papel branco.
A necessidade de proteção das plantas que estão em perigo de extinção foi reforçada e é essencial que a mensagem seja interiorizada com seriedade nas atitudes de todos. 
Qualquer dia, as sessões teóricas darão lugar aos passeios pedestres! Que bom!
.


.

O AMANHECER DAS PALAVRAS

.
.
Quinta-feira, pelas 8h50...
As palavras acordaram cedo e, aproveitando os primeiros raios de sol, espreguiçavam-se voluntária e agradavelmente ao ar livre.
O jardim agradecia a companhia e o olhar de quem chegava sorria espontaneamente...
Quanta vontade de desvendar  "O Enigma do Castelo Templário"! ;)
.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

AO ENCONTRO DE LUÍSA DUCLA SOARES

.
"O sultão Solimão e o criado Maldonado"
"O gato e o rato"
Na semana passada, as "meninas" da Biblioteca Municipal do Fundão desafiaram-nos a fazer uma espécie de "desfile literário" para recebermos, de forma especial e carinhosa, a brilhante escritora Luísa Ducla Soares. Ficámos todos entusiasmados quando a professora nos explicou que íamos representar excertos de algumas das suas obras.
Todos íamos participar, mas em teatros diferentes. Os livros escolhidos foram "O sultão Solimão e o criado Maldonado", "O gato e o rato", "Os ovos misteriosos" e a lengalenga "A velha e a bicharada".
Pedimos aos nossos pais os adereços necessários, escolhemos os personagens e ensaiámos tudo durante um dia e meio. No início estávamos atrapalhados, mas depois de aprendermos as falas, os gestos, já fizemos melhor. Durante os ensaios, divertimo-nos muito com as histórias de Luísa Ducla Soares. Rimo-nos de alguns disparates, porque na lengalenga os colegas que imitavam as vozes dos animais faziam sons engraçados e a velha estava sempre a refilar dizendo que estava sozinha, mas também partilhámos opiniões sobre as mensagens especiais de cada história. Falámos dos ricos e dos pobres, do amor de uma galinha pelos cinco filhos todos diferentes, da força da amizade, de como se pode brincar com a nossa Língua...
Chegada a terça-feira, lá fomos então à Biblioteca. Estávamos felizes, mas nervosos. Durante a pequena viagem de autocarro, uns diziam que tinham formigas na barriga, outros diziam que tinham rinocerontes e outros falavam de uma espécie de borboleta que lhes fazia cócegas no peito... O entusiasmo era enorme pois, acima de tudo, íamos conhecer a escritora Luísa Ducla Soares!
Chegámos à Biblioteca e preparámo-nos para apresentar a nossa surpresa. Quando nos chamaram, entrámos numa sala cheia de meninos e meninas, professores, e no palco estava Luísa Ducla Soares, acompanhada do músico Daniel Completo. Ficámos boquiabertos ao ver tanta gente! Fomos apresentados e... sabíamos que íamos dar o nosso melhor. À medida que íamos representando, ficávamos menos nervosos, porque as pessoas estavam a divertir-se e aplaudiam. No teatro da história "Os ovos misteriosos", a música avariou mas a professora e o músico Daniel Completo ajudaram, as pessoas acompanharam e tudo correu bem. O músico Daniel Completo foi muito simpático por nos ter ajudado e, no final, a Luísa Ducla Soares e as "meninas da Biblioteca" ficaram muito contentes connosco e deram-nos os parabéns.
Depois da nossa surpresa, alguns meninos e meninas colocaram questões à Luísa Ducla Soares e o Daniel Completo tocou duas músicas. Batemos palmas, cantámos...
Gostámos muito de conhecer esta famosa escritora portuguesa e de participar nesta divertida experiência literária! :)
.
Turma do 3.º ano
.
"Os ovos misteriosos"
Lengalenga "A velha e a bicharada"
.
Agradecemos, sentidamente, às "meninas da biblioteca", aos pais dos alunos da turma e a todos os que nos apoiaram! Foi uma experiência muito gratificante, abraçada com muito carinho e entusiasmo. 
.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ANIMATEATRO APRESENTA "ALICE NO PAÍS DO SOLDADINHO DE CHUMBO"

.
SINOPSE
.
Alice está aborrecida por não ter nada que fazer, não sabe como passar o tempo... vê um coelho que a desafia a entrar no seu mundo. A inquietude, característica da criança, fá-la atravessar o lado errado do espelho e surge no universo do Soldadinho de Chumbo. O Soldadinho está triste, não tem a atenção da bailarina... o seu rival tudo faz para o expulsar do grupo de brinquedos. Alice ajuda-o a ser feliz. Mas há um outro grande problema: no País das Maravilhas estão todos à sua espera... Alice!!!

.


A nossa escola recebeu hoje, pelo sétimo ano consecutivo, a companhia Animateatro que, mais uma vez, nos presenteou com a maravilha do "faz de conta", onde o talento, a criatividade, a alegria, a interação com o público, rendido a toda esta magia, merecem os nossos sinceros aplausos! Parabéns a todo o elenco pelo profissionalismo e pela animada tarde de teatro que nos proporcionaram.
Deixamos também o nosso bem-haja a quem patrocinou este espetáculo. 
.

terça-feira, 21 de abril de 2015

A SENHORA QUE DANÇA COM AS PALAVRAS

.
Luísa Ducla Soares, acompanhada pelo músico Daniel Completo
 .
Há pessoas assim, com um percurso de vida digno de nota. Enfrentaram os medos, passaram por mil e uma situações, descobriram o segredo das pequenas coisas, fizeram um pacto com a serenidade. É o caso de Luísa Ducla Soares, artífice da palavra, um dos grandes nomes da Literatura Infantil do nosso país, que ontem e hoje, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, interagiu com centenas de crianças de escolas do nosso concelho.
A escritora "vestindo" a pele de vampiro

Quem esteve, nestes dois dias, na Biblioteca Municipal, é impossível não ter sentido a serenidade e a extraordinária energia positiva que emanam desta escritora, autora de cerca de cento e cinquenta (!) livros, na sua esmagadora maioria para o público infanto-juvenil, onde revela todo o seu talento.

Os nossos alunos, felizmente, também lá estiveram. Temos a certeza que este encontro, tão marcante como eficaz pela simplicidade de processos, é daqueles para mais tarde recordar.
 .
O público duma das várias sessões
.
.

PARABÉNS, JOANA AUGUSTO!

.
.
A Joana Augusto é uma aluna surpreendente. Senhora duma incrível memória, capaz de rivalizar com a dos elefantes, apreende as coisas facilmente, mas duma forma muito peculiar, onde a compreensão, para ser bem digerida, tem que pedir autorização à sua grande sensibilidade. E, quando a harmonia acontece, o sorriso brota, espontâneo...

A Joana, nos últimos dias, tem andado em pulgas, e nisso ela é como todas as crianças: o dia do aniversário nunca mais chegava. Mas chegou, e hoje a nossa aniversariante festejou com os colegas, que lhe desejaram as maiores felicidades.
Antes de ser servido o bolo, tempo ainda para o cerimonial do trincar da vela, em que desejos e anseios se desenharam, com mais cor, na sua mente.
Parabéns, Joana Augusto!

.

TEATRO NA ESCOLA

.
.
Amanhã, dia 22, a nossa escola receberá, mais uma vez, a companhia Animateatro, que desta vez nos traz a peça "Alice no País do Soldadinho de Chumbo".
Vai ser, para os nossos alunos, um momento gratificante, com toda a certeza.
.
.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

EU DANÇO... EU CHUTEI... EU SALPICAVA... EU CORREREI...

.

.
.Eu danço
Tu rodas
Ela salta
.............Nós rodopiamos
....Vós bailais
........Elas brilham!
.
Eu chutei
....Tu passaste
...Ele marcou
.........Nós ganhámos
........Vós perdestes
.............Eles aplaudiram!
.
....Eu salpicava
........Tu chapinhavas
........Ele molhava-se
.................Nós mergulhávamos
.....Vós nadáveis
.............Eles afogavam-se!
.
.Eu correrei
Tu saltarás
Ele caçará
.............Nós tropeçaremos
......Vós brincareis
...Eles miarão!
.
Poesia e ilustração: Margarida Matos - 3.º ano
.

MATRÍCULAS - 1.º ANO (2015/2016)

.
.
.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

AGENDA DOS PRÓXIMOS DIAS

.
.
20/04 - Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade: Encontro com a escritora Luísa Ducla Soares (1.º ano)
.
20/04 a 8/05 - Final SuperTmatik on-line
.
21/04 - Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade: Encontro com a escritora Luísa Ducla Soares (2.º, 3.º e 4.º anos)
.
22/04 - Teatro: "Alice no País do Soldadinho de Chumbo". Representação a cargo da companhia Animateatro, do Seixal, no pavilhão da ADCRAJ
.
23/04 - Projeto "Guardiões da Gardunha": a Flora da Gardunha (1.º e 3.º anos)
.
29/04 - Projeto "Guardiões da Gardunha": a Flora da Gardunha (2.º e 4.º anos)
.
.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

ABECEDÁRIO DOS TRAQUINAS

.
.
Turma do 2.º ano - trabalho coletivo
.
.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A CHUVA

.
 .
A chuva serve para regar as plantas.
Há uma sequência na chuva.
Chuva, sem ti não podíamos viver.
Nunca abuses da água da chuva. Assim ajudas o universo.
A água é de toda a gente.
A chuva vem das nuvens.
Eu gosto do ciclo da água.
A chuva é amiga de todos.
Antes tirava-se a água dos poços.
Eu conheci a história da Princesa Chuva.
A água tem o estado sólido, líquido e gasoso.
Eu gosto do som da chuva.
.
.
Texto: Joana Augusto - 1.º ano
Ilustração: Nádia Pereira (em cima) e Matilde Saraiva (em baixo) - 1.º ano
.
.

terça-feira, 14 de abril de 2015

QUERO CRESCER

.
Fotografia de AC
.
.
- Mãe, vi um caminho verde, com árvores a despontar. Desponto-o, ou não?
- Tens tempo, filho. O caminho verde tem muito que amadurecer.
- Mãe, vi um caminho de terra, com muito por pisar. Piso-o, ou não?
- Tens tempo, filho. O caminho de terra tem muito que envelhecer.
- Mãe, vi um caminho lindo, com mil sonhos por trilhar. Trilho-o, ou não?
- Vem cá, meu filho, ainda tenho muito que te abraçar.
.
AC
.

GOLFINHO

.
.
Os golfinhos são mamíferos que vivem no mar, mas também existem na água doce, nos rios da América do Sul.
Os golfinhos formam grandes grupos que andam por todo o lado à procura de alimento. Comem lulas e peixes com muita gordura.
Como são mamíferos têm que vir muitas vezes à superfície para respirar. O "nariz" dos golfinhos é no alto da cabeça.
O golfinho tem um filhote de cada vez que nasce no mar e, por isso, tem que nadar imediatamente e também ir à superfície respirar.
Os golfinhos têm um grande sentido de orientação. Para saberem por onde andam, usam os ultrassons, que são uns ruídos muito agudos que as pessoas não conseguem ouvir. Quando esses ultrassons atingem um obstáculo, um cardume de peixes, por exemplo, esses ruídos voltam para trás como um eco e o golfinho sabe exatamente onde ele está.
Diz-se que os golfinhos são muito inteligentes e, por isso, gostam da companhia das pessoas.
Contam-se muitas histórias de golfinhos que salvam pessoas de morrerem afogadas e até de serem atacadas por tubarões.
Os golfinhos gostam muito de nadar à volta dos barcos  e dar grandes saltos enquanto brincam.
Podemos ver os golfinhos no jardim zoológico e nos parques aquáticos. Mas o mais divertido é vê-los em liberdade e observá-los, por exemplo, no estuário do rio Sado!
.
Trabalho de Joana Agostinho - 3.º ano
.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A PRIMAVERA CHEGOU!

.
.
A primavera chegou dia vinte de março. Esta estação do ano traz muita cor e alegria! O sol brilha e os dias ficam mais quentes. Nos jardins, as árvores ficam com folhas e flores. Os animais que hibernaram durante o inverno saem das tocas. Os passarinhos fazem os ninhos para criarem os seus filhos. As andorinhas voltam e fazem os ninhos nos beirais dos telhados.
na primavera usamos roupa mais fresca. É tempo de brincar ao ar livre, passear, andar de bicicleta e fazer caminhadas.
Viva a primavera!
.
Turma do 2.º ano - texto coletivo
.
.

PARABÉNS, TOMÁS!

.
.
Eu sou o Tomás
e ontem fiz 9 anos
vieram os meus padrinhos
para me darem muitos miminhos.
.
Recebi muitos presentes
foi uma grande diversão
sei que não pode ser
mas adorava ter um leão
como animal de estimação.
.
Eu gosto dos meus colegas
e da minha professora
da minha querida mãezinha
que é uma ótima animadora.
.
Sou um aluno simpático
 não trabalho nada mal
e quando a música toca
danço como um profissional.
.
Adoro a minha família
e sou amigo do meu amigo
tenho olhos cor de céu
e sonhos que guardo comigo!
.
Poesia: Tomás Matos - 3.º ano
.
Todos desejamos que esses sonhos se concretizem, Tomás!
Muitas felicidades!
.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

PICHICIEGO-MENOR

.
Pichiciego-menor, o menor tatu do mundo!

O pichiciego-menor mede pouco mais de 10 centímetros e é o menor das espécies de tatu. Tem uma carapaça rosada, que perdeu a sua parte lateral, apoiada sobre duas elevações, uma óssea (próxima dos olhos) e outra muscular (que se estende ao longo da espinha dorsal). Sob a carapaça estão pelos brancos, finos e macios (pelos de "seda"), que cobrem o seu corpo/membros e ajudam a manter a temperatura corporal. Todas as cintas da carapaça se movimentam livremente.
Os pichiciegos-menores são a única espécie de tatu na qual a carapaça dorsal fica quase toda separada do corpo. A cauda tem a forma de uma espátula. Estes tatus não são capazes de levantar a própria cauda, arrastando-a enquanto caminham e utilizando-a como a quinta "pata" de apoio. 
As fêmeas desta espécie possuem duas mamas. Os filhotes assemelham-se a seus pais, mas as suas carapaças só se tornam rígidas quando estes atingem a idade adulta.
O pichiciego-menor é um dos mamíferos mais raros do mundo, sendo encontrado na Argentina (América do Sul). Estes animais vivem em pradarias e planícies arenosas. De hábitos noturnos, permanecem nas suas tocas durante o dia, saindo à noite à procura de alimento. São animais lentos, exceto ao cavar, sendo capazes de se enterrar completamente em questão de segundos, quando ameaçados. Usam a placa posterior da sua carapaça para fechar a entrada da toca onde se encontram, de maneira semelhante a uma rolha, e preferem escavar suas tocas em regiões onde o solo é seco e quente, próximo de formigueiros (sua principal fonte de alimento).
A sua dieta é composta principalmente por formigas, no entanto, são omnívoros, alimentando-se também de larvas, caracóis, insetos, raízes de plantas e outras partes vegetais.
Esta espécie de tatu, também conhecido como "tatu encantador" e "tatu fada rosa" é um animal muito delicado, não conseguindo sobreviver em cativeiro por um período superior a quatro anos.
.
.
Trabalho de Margarida Matos - 3.º ano
.

CAVALO-MARINHO

.
.
O cavalo-marinho é um peixe ósseo caracterizado por uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina do cavalo.
Os cavalos-marinhos mudam de cor para baralharem a cabeça dos seus predadores.
Medem, no máximo, 15 cm e pesam entre 50 a 100 gramas.
Estes animais nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.
Alimentam-se de moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular.
A reprodução dos cavalos-marinhos ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda numa pequena bolsa que tem na base da cauda.
A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de crustáceos.
.
Trabalho de Miguel Oliveira - 3.º ano
.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

PARABÉNS, LARA!

.
.

Crescer, para eles, passa muito pelos aniversários que comemoram, cujo simbolismo funciona como uma nova divisa alcançada. Não admira, pois, que sempre que um deles festeja, a frase "hoje faço anos" é sentida de uma forma só avaliável pelo brilho dos olhos. E se eles brilham!

Hoje foi a vez da Lara, a discreta mas muito presente Lara, dizer a tal frase, quase mágica para eles. Completava sete anos. E, enquanto aguardava pelo reconhecimento dos pares, traduzido no cerimonial do bolo, as horas pareciam brincar com ela, simulando um compasso de espera que lhe ia alimentando a ansiedade. Mas passaram. E a Lara, feliz, ouviu, finalmente, as vozes em coro dos colegas:
- Parabéns a você...
Crescer, na sua aparente simplicidade, tem, realmente, muito que se lhe diga.
Parabéns, Lara!
.
.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PARABÉNS, BERNARDO!

.
 .
Já tenho nove anos
e gosto de jogar à bola
às vezes vou a Lisboa
e levo uma sacola.
.
Gosto de jogar às escondidas
com a Alexandra, a minha colega,
e até para estudar português
tenho um amigo chamado EGA.
.
Gosto de brincar às apanhadas
e de comer bolinhos
é bom estar no meu quarto
onde tenho três santinhos.
.
Não gosto de estar parado
e gosto de sorrir
na quinta sou um despachado
e o trator gosto de conduzir.
.
Quando for crescido
quero ser agricultor
quero cuidar das plantas
com carinho e amor.
.
Poesia: Bernardo Martins - 3.º ano
.
O que terá motivado este sorriso maroto?!? :)
Que a vida te sorria sempre, Bernardo!
.