segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

.
Há imensas situações no dia a dia que nos remetem para uma enorme quantidade de informação com a qual por vezes nos deparamos apenas por brincadeira ou simplesmente por curiosidade. Neste contexto, foram vários os alunos que contaram que, por vezes, numa ou noutra viagem, em brincadeiras com os amigos, se divertem a falar do animal preferido, do fruto mais apetecido, do clube desportivo mais apreciado... Outros, olhando simplesmente da janela de sua casa divertem-se a contar as cores dos carros que veem passar... Aproveitando essas e outras situações recorremos à matemática para mais facilmente analisarmos esses dados, organizando-os e tratando-os em tabelas de frequências e gráficos.
.
.
Por que não conhecer o passatempo preferido dos alunos da nossa escola? Se o pensámos, melhor o fizemos. Elaborámos um inquérito e os alunos das outras três turmas da escola prontamente responderam à nossa solicitação. (Bem-haja, amigos!
Estas foram as suas respostas.
.
Inquérito de Miguel Oliveira e Tomás Matos - 4.º ano
.
Seguidamente, arrumámos as respostas dadas pelos inquiridos por categorias mais concretas, de forma a facilitar o tratamento da informação, e elaborámos uma tabela de frequências absolutas e relativas.
.
Registo de Guilherme Duarte - 4.º ano
.
Finalmente, construímos os respetivos gráficos de barras e de pontos.
.
Registo de Guilherme Duarte

Registo de Guilherme Duarte
.
Registo de Daniela Mendes - 4.º ano
.
Desta forma, facilmente verificaram que a moda deste conjunto de dados é praticar desporto. 
Não pretendendo opinar sobre a conclusão a que chegámos, não resistimos a deixar alguma satisfação por vermos que o desporto ainda consegue "dar luta" ao sedentarismo! Ainda bem! :)
.
.

3 comentários:

Joana Agostinho disse...

São muito inteligentes, há tantos gráficos!
💋!!!

Guilherme 4 ano disse...

Tens razão Joana!!!

Afonso 4 ano disse...

Tens razão Joana