segunda-feira, 30 de maio de 2011

VISITA AO FLUVIÁRIO

.Uma das lontras do Fluviário
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Já lá vão uns dias após a visita de estudo, mas a oportunidade de ver as primeiras produções de textos dos nossos caloiros justifica a publicação do texto. Então aqui vai.
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Na semana passada, no dia 19 de Maio, a nossa escola fez uma visita de estudo ao Fluviário.
Havia muitas coisas do rio: havia lá lontras, uma anaconda, uma enguia eléctrica, a rã seta venenosa. Nós vimos uma raia, um cágado e ainda não falei do autocarro. Eu e o Duarte dissemos piadas e contámos os ninhos de cegonha.
No Fluviário também vi o esturjão, o saramugo, a rela, o lúcio, a perca-sol, o sapo-comum, a truta-rio, o cágado mediterrânico, a piranha.
Foi uma tarde bué divertida.
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Texto: Madalena Filipe - 1.º ano
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domingo, 29 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 13 - RESULTADOS

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O domingo aproxima-se do seu término, levando a que façamos o balanço de mais um problema da semana.
A questão desta semana era facílima, requeria apenas um pouco de atenção. É óbvio que todas as filhas tinham o mesmo irmão, pelo que as contas se faziam da seguinte forma:
2 (pais) + 6 (filhas) + 1 (irmão) = 9
Respondendo concretamente à questão, constituem a família Silva 9 pessoas.
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O vencedor, desta feita, foi o João Baptista, que foi rapidíssimo na resposta. Parabéns, João!
Já sabe, sexta-feira cá estaremos de novo. Até lá, uma boa semana para todos!
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sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA - 13

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A FAMÍLIA SILVA
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O senhor e a senhora Silva têm seis filhas, e cada filha tem um irmão.
Quantas pessoas constituem a família Silva?
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quinta-feira, 26 de maio de 2011

PARABÉNS, FÁBIO E LICÍNIO!

..Que os alunos da nossa escola gostam de festejar os aniversários junto dos colegas, já todos sabemos. Mas hoje a festa foi a duplicar! O Fábio, da turma do 1º ano, completou 7 aninhos, e o Licínio, do 3º ano, perfez 9. Como crianças que são, os sonhos falam mais alto, e estes momentos são vividos de forma única e muito especial. O sorriso reflecte a alegria que sentem e contagia os que com eles partilham estas ocasiões. Cantam-se os parabéns, sopram-se as velas e pedem-se desejos que guardam como tesouros, como verdadeiros protagonistas de uma aventura, como "heróis" da vida real... E como os entendemos! Os olhos ganham um brilho singular e o contentamento é geral! Os doces fazem parte da tradição e são meramente simbólicos, mas sempre saboreados com um ingrediente ímpar: o valor da amizade e da partilha. Desejamos a ambos um feliz aniversário!

Parabéns, Fábio! Parabéns Licínio!
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O ALEXANDRE

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O Alexandre, que faz parte da turma do 1.º ano, é um aluno diferente. Apresenta como deficiência Síndrome de West e microcefalia, passando grande parte da sua vida escolar na Unidade de Apoio à Educação de Alunos Multideficientes, na Escola Sede, onde beneficia do apoio de professores especializados. No entanto, a fim de interagir com a sua turma, desloca-se à nossa escola duas vezes por semana. Os colegas, que na sua maioria já privam com ele desde o Jardim de Infância, recebem-no bem, desenvolvendo as actividades com naturalidade na sua presença.
Ontem, como todas as terças e quartas, o Alexandre esteve connosco. E sentiu-se bem no meio das brincadeiras dos colegas, que aproveitaram a sombra das árvores da entrada para darem largas aos seus anseios de criança. O Rúben, então, foi inexcedível, partilhando calor humano com toda a naturalidade...
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quarta-feira, 25 de maio de 2011

UMA VISITA INESQUECÍVEL

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Fomos visitar o Fluviário
Lindos aquários cheios de vida
Um mundo que encheu o nosso imaginário
Viajando da nascente à foz do rio
Incrível beleza, tão variada nas cores e no feitio!
Anfíbios, peixes e mamíferos
Reino onde o sonho
Invade a realidade...
O que vimos no Fluviário recordamos hoje com muita saudade!
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Texto colectivo - 3º ano
Ilustrações : João Pedro Santos e Duarte Cruz - 3º ano
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terça-feira, 24 de maio de 2011

RECORDAR PARA ESCREVER

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Cheios de curiosidade
Entrámos no coração da floresta
Não há verde mais precioso
Tão belo e pleno de vivacidade!
Reino de riqueza, vida e bem-estar
Olhá-lo com respeito é ajudar a preservar...
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Conhecemos melhor a floresta
Identificando os seus recursos
Experimentando e observando
Num ambiente de magia
Com atenção e entusiasmo
Imaginámos um mundo melhor
Aprendendo tanto num só dia!
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Vimos tanta ciência
Impressionámo-nos com tanta riqueza
Viajámos pela floresta
Animais e plantas, tanta beleza!
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Dos aromas à construção
Aprendemos a não destruir e a evitar a poluição...
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Fizemos tantas descobertas
Lá no Centro da Ciência Viva
Onde simulámos incêndios
Realidade triste e prejudicial
Esperamos que o Homem os evite
Sabendo de todo este valor
Todos temos nas nossas mãos
A obrigação de tratar a floresta com amor!
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Texto colectivo - 3º ano

Ilustrações: Joana Amaral e Ema Bianca - 3º ano

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segunda-feira, 23 de maio de 2011

O PODER DA IMAGEM

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Há imagens felizes, capazes de apelar ao melhor da nossa imaginação. É o caso destas fotografias captadas no Fluviário, onde nunca se sabe onde começa ou acaba o real...
Para fruir, sem mais palavras.

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domingo, 22 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 12 - RESULTADOS

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Por motivos de ordem pessoal, hoje a explicação do nosso problema chega a horas impróprias. Pelo facto pedimos desculpa. Mas vamos ao que interessa, ou seja, a explicação do problema.
Para o resolver, vamos simplificar a situação. Em vez de representarmos o terreno em que decorre a prova, vamos desenhar apenas uma linha recta, com a indicação dos pontos de partida e de chegada. Vamos também marcar pontos, fazendo de conta que a distância entre eles é de 10 cm.
A primeira informação que temos é que o Miguel está 20 cm atrás do André. Vamos assinalar esta informação no nosso desenho.
Sabe-se, também, que o André está 50 cm à frente do Tiago. Vamos lá então marcar a posição do Tiago.
Finalmente, sabe-se que o Tiago está 10 cm atrás da Marta e a Joana 30 cm à frente do Miguel. Ou seja:
Portanto, temos a Joana em primeiro lugar e 10 cm atrás dela vem o André. 20 cm atrás do André vem o Miguel, que é perseguido, a 20 cm, pela Marta. Por fim, surge o Tiago em último lugar.
O primeiro a acertar, desta vez, foi o Henrique, que amanhã se consolará com um chocolate. Parabéns, Henrique, estiveste muito bem!
Pronto, por ora resta a despedida. Uma boa semana para todos e... até sexta!
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sexta-feira, 20 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA - 12

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CORRIDA DE SACOS
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O Miguel, o André, o Tiago, a Marta e a Joana estão a participar numa corrida de sacos. A certa altura da corrida verifica-se o seguinte:
O Miguel estava 20 cm atrás do André que, por sua vez, estava 50 cm à frente do Tiago.
O Tiago estava 10 cm atrás da Marta e a Joana 30 cm à frente do Miguel.
Quem estava, nesse momento, à frente da corrida?
E em segundo lugar?
E em terceiro?
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A NOSSA VISITA DE ESTUDO

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Ontem, dia 19 de maio, fizemos a nossa visita de estudo anual.
Saímos de Aldeia de Joanes às 8 h 15 m em direcção a Proença-a-Nova para visitarmos o Centro Ciência Viva da Floresta. Lá pudemos aprender e observar coisas importantes: o ciclo da água, como se fazem os móveis de madeira e os lápis, como se alimentam as plantas, os efeitos da poluição nas florestas, os animais que estão extintos ou em extinção, a simulação de um incêndio florestal...
Valeu a pena porque aprendemos muito e o lugar é maravilhoso!
Almoçámos e de seguida partimos para Mora para visitar o Fluviário.
Lá pudemos ver ao vivo os animais do rio desde a nascente até à foz. Alguns deles eram: o barbo, a truta, as lontras, a raia, a enguia, o achigã, o charroco, cágados, as rãs...
Em aquários ao escuro e em ambiente calmo, vimos animais dos rios da América do Sul e da África: o peixe faca ou fantasma negro, a piranha, a anaconda, o peixe-gato, a tartaruga mata-mata, a enguia eléctrica...
Tivemos oportunidade de pintar, escrever quadras, ver no microscópio e deixar a nossa opinião.
Fizemos compras, lanchámos e regressámos à Aldeia.
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Texto colectivo - 2.º ano
Ilustrações: Beatriz Nisa, João Nogueira e Carolina - 2.º ano

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quinta-feira, 19 de maio de 2011

ANDAMOS EM VISITA DE ESTUDO

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Hoje é dia de visita de estudo.
Quer saber mais sobre os sítios por onde andamos? Então espreite aqui e aqui.
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quarta-feira, 18 de maio de 2011

FALTA UM DIA PARA A VISITA DE ESTUDO

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Hoje, durante as actividades, as coisas foram fluindo, mas o tema da visita de estudo surgia com frequência. E, de vez em quando, alguns denotavam mesmo alguma ansiedade, e talvez com alguma razão: é que amanhã partimos em visita de estudo.
Os locais do nosso interesse são, desta vez, o Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, e o Fluviário, em Mora. Vai ser um dia muito movimentado, mas com certeza valerá a pena.
No regresso, já de "papinho cheio", contaremos como as coisas decorreram.
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terça-feira, 17 de maio de 2011

PARABÉNS, ADRIANA!

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Quem os viu e quem os vê! É verdade, as nossas crianças estão cada vez mais crescidas e, aos poucos, todos eles vão completando 9 anos. Hoje foi a vez da Adriana comemorar o seu aniversário. É sempre com grande alegria que estes momentos são partilhados na escola. Os aniversários sucedem-se, a festa naturalmente vive-se com animação e os olhos brilham ao som dos parabéns. Mais uma vez, a tradição cumpriu-se e o docinho também não faltou. Nós agradecemos e esperamos que o ingrediente mais precioso seja sempre o da amizade entre todos! Desejamos-te um feliz dia!

Parabéns, Adriana!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LEITURA EM FAMÍLIA

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A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade irá promover amanhã, dia 17 de Maio, pelas 21 horas, o workshop "Leitura em família: cumplicidades para o sucesso", que será dinamizado pela Dr.ª Ana Cabral.
A sessão, aberta a todo o público interessado, será uma excelente oportunidade para pôr em dia algumas questões que preocupam tanto pais como educadores.
A não perder.
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domingo, 15 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 11 - RESULTADOS

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Esta semana o nosso problema trouxe-nos um bando de patos que, felizmente chegou a bom porto.
As primeiras respostas ainda "patearam" um bocadinho, mas depressa os concorrentes se recompuseram. Vamos lá então à explicação.
Uma boa forma de resolver este tipo de problemas é começar pelo final, e é o que vamos fazer. Ora, se bem se recordam, à chegada foram contados 36 patos. Contudo, no dia anterior, o sexto da viagem, "juntaram-se ao bando tantos patos quantos ele ainda tinha", ou seja, metade de 36. Logo, 36 : 2 = 18.
Como no quinto dia de viagem tinham ficado 5 patos para trás, isso significa que, na altura, iam no bando 23 aves (18 + 5 = 23).
Recuando até ao quarto dia, verificamos que um caçador fez três vítimas entre os patos. O que significa que, antes desse facto, o bando tinha mais 3 elementos. Daí, 23 + 3 = 26
Recuando ainda mais no tempo, podemos verificar que, no segundo dia, o bando foi reforçado com 7 patos de outro bando. Se estiverem a seguir o raciocínio, facilmente percebem que temos que os subtrair, pois antes não estavam lá. E a nossa contabilidade fica da seguinte forma: 26 - 7 = 19
E eis-nos, na nossa viagem inversa, chegados ao primeiro dia. Como se recordam, nesta data morreram 2 patos que já partiram doentes. Há, pois, que adicioná-los, pois eles faziam parte do bando à partida.
19 + 2 = 21
Ou seja, respondendo directamente à questão, eram 21 os patos à partida.
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Esta semana, no que respeita a vencedores, temos uma novidade. O primeiro a responder correctamente foi o Duarte Antunes, que assim se estreia na galeria de vencedores. Parabéns, Duarte, desta vez o chocolate é teu!
E pronto, sexta há mais. Até lá, uma boa semana para todos!
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sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA - 11

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BANDO DE PATOS
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Um bando de patos bravos está de partida para outras paragens.
Ao fim do primeiro dia, 2 patos, que já vinham doentes, acabaram por morrer.
No fim do segundo dia, juntaram-se ao bando 7 novos patos bravos que se tinham perdido de outro bando.
No quarto dia, um caçador furtivo matou 3 patos.
No quinto dia, 5 patos, que estavam cansados, ficaram para trás.
No sexto dia, juntaram-se ao bando tantos patos quantos ele ainda tinha.
Ao sétimo dia, chegaram ao seu novo lar e alguém contou 36.
Quantos patos eram à partida?
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A SERRA DA GARDUNHA

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A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental com cerca de 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa, no distrito de Castelo Branco, concelho do Fundão. A Serra da Gardunha também é conhecida por "Guardunha" (palavra árabe que significa "refúgio"). Esta serra apresenta várias linhas de água: ribeiros, lagoas, poços, nascentes, onde podemos observar amieiros, freixos, salgueiros... Nas zonas onde a água é mais escassa crescem os matos (giestas...). Na vertente norte da Serra, que é mais arborizada, podemos encontrar pinheiros, castanheiros e carvalhos. É também nesta zona que podemos observar a Abrótea (Asphodelus bento-rainhae), uma planta que não existe em mais lugar nenhum do mundo e que está em perigo crítico de extinção. Em relação à fauna da Serra, as classes mais relevantes que a compõem são os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Foram registadas mais de 80 espécies de aves (corvos, o cartaxo, a perdiz-comum, aves de rapina, o pintarroxo, o chapim-real, o melro-azul...) e cerca de 12 espécies de mamíferos (sendo os mais comuns, o coelho de cauda, cervos e javalis). Infelizmente algumas espécies de animais já se encontram ameaçadas, como é o caso da Salamandra Lusitânica, do Lagarto-de-água, da Águia-calçada...

A nossa sobrevivência depende da biodiversidade, por isso, cabe-nos preservar e conservar os habitats naturais porque, se não o fizermos, um dia todos eles se tornam vulneráveis ou ameaçados de extinção ou mesmo extintos. Sejamos amigos da Natureza!

Texto colectivo - 3º ano

A PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA

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A Prova de Aferição de Matemática foi muito fácil, foi mais fácil e rápida do que a de Língua Portuguesa.
A prova de Matemática consegui fazê-la toda e não tive grandes dificuldades, tive uma sensação muito boa!
A prova de Língua Portuguesa foi um pouco difícil e não consegui acabar tudo, foi mais difícil.
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Texto: Catarina Franco - 4º ano
Ilustração: Bruno - 4º ano

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quinta-feira, 12 de maio de 2011

PARABÉNS, RICARDO!

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Aqui estamos de novo para partilhar com todos mais um momento especial vivido na escola. Referimo-nos ao aniversário do Ricardo. Hoje foi ele o anfitrião da festa. Entoados os parabéns, soprou a vela dos 9 anos, partilhando com os colegas a alegria e a satisfação do momento. Os aniversariantes costumam oferecer um docinho aos colegas e, mais uma vez, hoje não foi excepção! O bolo estava delicioso, Ricardo! Sorriram os corações e também o paladar! Desejamos-te a continuação de um feliz dia! Parabéns, Ricardo!
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quarta-feira, 11 de maio de 2011

RETRATO

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Chamo-me Alexandra e tenho dez anos. Frequento o segundo ano de escolaridade. Vivo com os meus pais e dois irmãos mais novos em Aldeia de Joanes. Tenho cabelo loiro, comprido e olhos castanhos. Sou alta e magra. Gosto muito de nadar, de ler histórias e adoro ir às compras com a minha mãe. O meu animal preferido é o cão. Sou amiga de todos e partilho com os meus irmãos os bolos que me dão. Sou sincera e, na sala de aula, estou sossegada no meu lugar. No futuro, gostaria de ser veterinária..
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Texto e ilustração: Alexandra - 2º ano
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terça-feira, 10 de maio de 2011

A BIODIVERSIDADE DA GARDUNHA

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Com o patrocínio do Gabinete Ambiental da Câmara Municipal do Fundão, a nossa escola está a participar no Projecto Guardiões da Gardunha, que tem como principais objectos a divulgação e defesa da biodiversidade da Serra da Gardunha.
Há tempos a técnica do referido gabinete, Sandra Leitão, esteve connosco para nos fazer um enquadramento histórico e geográfico da Serra da Gardunha. Esta semana visitou-nos de novo e, desta vez, a "aula" foi mais específica: falou às quatro turmas da diversidade da Fauna e da Flora do pulmão desta região. E quanta coisa interessante há para saber!
Para o princípio do próximo mês está marcada uma visita ao terreno. Vai, com toda a certeza, ser o ponto alto desta actividade, onde os miúdos poderão constatar, na prática, aquilo que têm aprendido nas sessões teóricas.
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segunda-feira, 9 de maio de 2011

A PROVA DE AFERIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Naquele dia senti muito medo, entrei para os Tempos Livres e comecei a estudar. Mandaram-me ir lá para fora brincar, mas eu não fui, sentei-me num canto a ver os meus colegas a divertirem-se. A professora Fátima foi ao pé de mim e disse-me para ir brincar, mas comecei a chorar com medo. Antes da professora ir embora desejou-me boa sorte, disse-me para parar de chorar e foi-se embora.
Depois da boa sorte fui brincar com os meus colegas à bola, eram raparigas contra rapazes. Eu fiquei à baliza e não deixei entrar nenhum golo. Quando as professoras nos chamaram, as minhas colegas disseram que eu tinha feito um bom trabalho.
As professoras mandaram ir buscar o cartão de cidadão e o material, e fizeram a chamada. Quando já estávamos sentados, e depois de lerem as instruções, as professoras disseram:
- Comecem!
Eu tive um aperto cá dentro e comecei a fazer.
Quando a professora disse que só faltava um minuto foi quando acabei a última palavra. De repente lembrei-me da minha amiga Marta, que é um pouco lenta a ler e a escrever.
Então a professora disse:
- Acabou o tempo, vão lá para fora.
Perguntei à Marta se ela tinha conseguido fazer tudo e ela disse que não, que lhe faltavam algumas perguntas.
Depois fizemos a segunda parte e aí já estava mais calma. Quando acabou o tempo e nos mandaram lá para fora, eu disse:
- Não custou nada!
Mas agora, a de Matemática, ui, ui!
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Texto: Patrícia Isabel - 4º ano
Ilustração: Margarida Alves - 4º ano

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domingo, 8 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 10 - RESULTADOS

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Com o fim-de-semana a ameaçar a despedida, façamos-lhe a vontade e vamos lá analisar as respostas à questão proposta esta semana. Que não era difícil, diga-se, bastava estar atento para a resolver da melhor maneira.
Ora reparem na explicação, e digam lá se não era acessível.
Os números possíveis eram os seguintes:
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1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32
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Como facilmente se comprova através da contagem dos algarismos destacados a azul, o número total de 2 em cada equipamento é de 14.
Só que eram 3 equipamentos, daí a necessidade duma simples multiplicação: 3 x 14 = 42
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Respondendo, portanto, concretamente à questão formulada, são utilizados 42 algarismos 2 nas camisolas.
E pronto, feita a explicação, resta-nos anunciar o vencedor. Que é, mais uma vez, o Pedro Melfe, que tem evidenciado muita atenção e perspicácia nos desafios que aqui vamos deixando. Parabéns, Pedro!
Não desanimem, sexta-feira cá estaremos de novo.
Uma boa semana para todos!
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sexta-feira, 6 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA - 10

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UMA QUESTÃO DE 2

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Uma equipa de futebol tem 3 conjuntos de equipamentos diferentes. As camisolas dos jogadores são numeradas atrás, apenas atrás, de 1 a 32.
Quantos algarismos 2 são utilizados nas suas camisolas?
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PLANTAS, AS SUAS VIDAS, AS NOSSAS VIDAS...

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No dia-a-dia duma escola é normal a diversificação de metodologias. Ontem, por exemplo, a nossa turma do 2º ano recebeu a visita dum elemento do Gabinete Ambiental da Câmara Municipal do Fundão, que veio até nós para desenvolver o tema "As plantas, as suas vidas, as nossas vidas", integrado no Projecto Ilídio Pinho.
Após a explanação, os alunos foram convidados a reflectir sobre a importância das plantas na vida do homem, obedecendo às seguintes vertentes: alimentação, vestuário, medicamentos...
Os pequenos, obviamente, gostaram.
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quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARABÉNS, ANTÓNIO!




Retomado o ritmo de trabalho, há sempre ocasiões de maior descontracção. É o que acontece, por exemplo, sempre que se comemoram aniversários. Hoje foi a vez do António partilhar com os colegas da escola mais um momento de festa. Soprou 9 velas e viveu a magia do acontecimento recebendo o carinho dos seus amigos. São ocasiões sempre especiais marcadas pela alegria e pelos doces sorrisos. E por falar em doces, o bolo foi saboreado com grande satisfação! Parabéns, António!
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terça-feira, 3 de maio de 2011

CRESCER TAMBÉM É ISTO...

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É assim em todas as escolas. Os intervalos servem para os miúdos descarregarem energias, dando largas às suas brincadeiras preferidas. Uns gostam de jogar à bola, outros de saltar à corda, outros ainda de fazer construções com aquilo que encontram no recinto do recreio...
Porém, às vezes acontece o que ninguém deseja - uma queda, por exemplo - o que, para lá da preocupação do momento, acaba por ser normal. Haverá alguma criança que nunca tivesse esfolado um joelho? Todos por lá passámos, todos sabemos que é assim.
Hoje aconteceu à Rita. A alegria, por momentos, eclipsou-se, mas a Teresa depressa deu conta do recado. Tratou-lhe da ferida, mimou-a, descontraiu-a... E passado algum tempo a queda já tinha passado para segundo plano.
Pois é, uma queda também faz parte do crescimento.
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segunda-feira, 2 de maio de 2011

QUERIDA MÃE!

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Mãe, és como um anjo para mim. És a pessoa que me guia no meu dia-a-dia, mostrando-me o caminho da vida que está pela minha frente.
Mãe, és a pessoa com quem brinco, choro e rio. És quem me aconchega nesses teus enormes braços, dando-me abraços e aconchegando-me bem forte, para nunca me deixares só.
Só posso dizer que te adoro, Mãe. Por isso dá-me um abraço!
Beijinhos, Mãe!

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Texto: Tatiana - 3º ano.
Ilustração: Ema Bianca - 3º ano


domingo, 1 de maio de 2011

PROBLEMA DA SEMANA 9 - RESULTADOS

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Pois é, já se sente o adeus de mais um fim-de-semana e, como tal, é chegada a hora de fazermos a contabilidade de mais um problema da semana.
Como os nossos participantes têm evidenciado uma maior aderência aos problemas que suscitam contagens, esta semana procurámos ir ao encontro dessa preferência. E, para o efeito, trouxemos triângulos para contar e, sabe-se lá, baralhar.
Mas passemos já à conferência da contagem. Para o efeito, peço a vossa atenção e colaboração. Ora contem...
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Pois é, eu contei 33. Será que todos contaram o mesmo?
Dito isto, há que anunciar o vencedor. E ele é já um nome familiar nestas andanças: é o Pedro Melfe, o primeiro e único a indicar 33 como resposta. Parabéns, Pedro!
Arrumada a questão do vencedor, resta-nos a despedida. Então até à próxima sexta-feira, data da próxima edição de novo desafio. Até lá, uma boa semana para todos!
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