quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A VALSA LENTA

Esvaem-se os últimos dias de Outono. As árvores da escola estão quase despidas, mas as folhas que vão restando teimam em invadir o recinto do recreio, conferindo-lhe um toque muito peculiar. Quem não está pelos ajustes é a Teresa, que mal arranja um tempito pega na vassoura e vai juntando as folhas invasoras em montinhos, destinando-lhes o contentor como morada. Só que às vezes chega a hora do recreio antes de ela acabar o serviço, e aqueles montinhos, ali mesmo à mão, são verdadeira cobiça para as brincadeiras, principalmente dos caloiros do 1.º ano. E então é vê-los, radiantes, atirando as folhas ao ar, como que se nos dissessem:
.
Eu gosto de apanhar folhas
Ouvir o vento a soprar
Correr pela estrada fora
Como se fosse a voar.
. Quando os pequenotes entram para a sala a Teresa, pacientemente, junta-as de novo, mete-as num saco e leva-as para o contentor.
Indiferentes a tudo, e seguindo uma lei do princípio do tempo, das árvores, em ritmo de valsa lenta, outras folhas vão caindo...
.

2 comentários:

Anónimo disse...

A D.Teresa realmente tem muito trabalho e os meninos do 1 ano nao ajudam nada.Coitados sao pequenos so querem brincar com qualquer coisa que lhes apareça a frente.E a D.Teresa tambem coitada anda sempre a varrer as folhas D.Tersa tenha muita saude para as apanhar e para qualquer coisa seja o que for tenha muita saude.

FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!
MICAELA AMARAL(3 ANO)

Joaquim Gouveia disse...

Belo toque de Outono, esse que vocês trouxeram, hoje, para o vosso blog.
Afinal a natureza está mesmo perto de nós...ao ponto de lhe podermos tocar...brincar com ela!
Uma sugestão: não deixem de contemplar essas belas árvores que aí têm, façam um desenho, hoje, outro em Março e outro em Junho. Se os juntarem no fim, verão que fácilmente construiram um painel em que é visivel a evolução da natureza ao longo das 4 estações.
Fica o desafio!Sejam observadores!